Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Geração Empreendedora realiza segundo dia de capacitação em São Bento do Sul

No segundo dia de capacitação do projeto Geração Empreendedora, os 30 alunos que integram a 3ª edição, participaram de conversas com dois jovens empresários. Um deles foi o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Nicolas Seiti Inoue, e o segundo, o presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer. Os dois falaram de suas trajetórias profissionais até o momento, das suas empresas, das dificuldades e conquistas, e principalmente sobre empreendedorismo.

“Eu já trabalhei na Acisbs como office boy. Acompanhava a dinâmica dos empresários e desde lá almejava ser presidente. Foi um caminho profissional com muitas derrotas e aprendizados. Mas quando temos um objetivo, precisamos focar e nos esforçar ao máximo para atingir o que realmente desejamos”, contou Jonathan. Já Nicolas, falou da experiência de liderar uma equipe, das dificuldades de administrar os controles de produção e finanças das duas empresas que possui. “Não é fácil gerenciar todas as áreas. É preciso ser criativo, buscar o diferencial e também se capacitar” frisou.

Após a apresentação dos empresários, a consultora Mayana dos Anjos, falou do sistema associativista. Explicou que a Associação é filiada à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Mayana também falou dos núcleos multissetoriais, que são grupos de empresários que se reúnem periodicamente para discutir os setores, obterem capacitação e ainda para ampliar a rede de negócios.

Para Fernanda Souza Dalmolin, de 16 anos, participar do projeto a fez enxergar que o empreendedorismo está em todas as profissões. “Eu não preciso ser uma empresária para ser empreendedora. Posso utilizar tudo isso no meu dia a dia para as mais diversas situações”, contou a estudante, que deseja seguir os passos da mãe e se tornar médica. O aluno Vinicius de Souza Pereira, também de 16 anos, disse que a iniciativa demonstra também, que para ser um empresário é necessário conhecer todas as áreas que envolvem uma empresa. “Tudo tem conexão. A partir do que estou vendo aqui, consigo visualizar melhor o mundo dos negócios antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. O Geração Empreendedora está me fazendo ter novas visões e reflexões sobre o meu futuro profissional” destacou o estudante, que quer cursar engenharia mecânica.

Próximos encontros – uma última capacitação será realizada na segunda-feira, dia 04, na Acisbs, a partir das 13h30. Após esse encontro, haverá a etapa Mentor Team, onde serão selecionados 10 jovens. O estudante precisará fazer um vídeo dizendo o porquê gostaria de passar “um dia de empreendedor”. Com a conclusão do Mentor Team, acontece a formatura do grupo, em data ainda a definir.

Geração Empreendedora -  é um projeto desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) com o apoio do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (Ceme) e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc). No município, os dois núcleos, das Mulheres Empresárias e dos Jovens Empreendedores, são os responsáveis pela capacitação. As empresárias Cristiane Maros e Leticia Doose Juttel coordenam, juntamente com outros nucleados e com a equipe da Acisbs, o projeto.


Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias -