Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul

Ex-presidente e fundador da Acisbs completa 90 anos


Horst Maul está na Associação Empresarial (Acisbs) desde sua fundação, em 1957. Seu nome consta na lista dos 46 fundadores, entre empresários, comerciantes e representantes de outros setores da comunidade na ata de criação, assinada em 09 de novembro daquele ano. Passadas seis décadas, Horst Maul alega que faz muito tempo desde a última vez que teve notícias de outros cinco amigos fundadores. Acredita-se que, dos que fundaram e presidiram a Acisbs, Maul é o único ainda vivo.

 

Ele é diretor da Fiação São Bento, empresa de relevante papel no desenvolvimento de São Bento do Sul, principalmente no bairro de Serra Alta. Doou terrenos para a implantação do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) e mais recentemente para a instalação de uma unidade do Senai, voltada ao ensino técnico industrial.  Toda a doação foi feita por intermédio da Fundação 12 de Outubro, iniciativa do Grupo Lepper.

 

O envolvimento com a Acisbs tornou-se mais sólido a partir da presidência de Egon Otto Zulauf, entre 1967 e 1972, quando Horst assumiu a secretaria e participou da fundação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Até hoje ele guarda uma cópia da ata de fundação da Facisc, de 26 de junho de 1971, assinada pelos presidentes das associações empresariais de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, São Bento do Sul, Caçador, Laguna, Criciúma, São Francisco do Sul, Tubarão e Rio do Sul.

 

Rotina – ainda ativo na empresa, mesmo aposentado, Horst Maul se dedica à Companhia Fabril Lepper há mais de 70 anos. Acorda diariamente às 6h25, toma café e segue para a Fiação. Aos 90 anos, trabalha por pelo menos 12 horas por dia.

 

Sócio benemérito – Maul está entre os seis empresários que receberam o título de sócio benemérito da Acisbs. São eles, além do Maul, Álvaro Weiss, Heinz Engel, Otair Becker, Klaus Schumacher e José Henrique Carneiro de Loyola. A homenagem aconteceu nos 55 anos da entidade, em 2012. 

 

*Na matéria constam trechos da história do empresário, contada no livro “Um legado à posteridade – a história dos 26 ex-presidente”, lançado no evento de 60 anos da Acisbs, em 2017.




Voltar
Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias
Thats all Fokls