Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul

Planalto Norte discute como melhorar o Índice de Desenvolvimento Econômico da regional


Na segunda-feira, 22, as Associações Empresariais da região catarinense do Planalto Norte, prefeitos e convidados participaram da plenária realizada pela Facisc na Acic, anfitriã da reunião, em Canoinhas. O foco da discussão foi o retrato do desenvolvimento da região identificado na cartilha Voz Única e apontado também pelo Índice de Performance Econômica (Iper/SC), ambas iniciativas da Facisc.

 

De acordo com o Iper/SC, a região do Planalto Norte Catarinense registrou a segunda pior performance no estado, – 1,09%, ficando na frente apenas da região do Alto Vale, com -1,18%, e atrás do Sul, com 0,64%.

 

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, explicou que esse baixo índice não significa que os municípios deixaram de se desenvolver, mas que a queda dos indicadores pode ter origem pontual em uma das cidades verificadas.

 

As Associações Empresariais do Planalto Norte identificaram, ainda, 46 demandas prioritárias e que estão impressas na cartilha Voz Única – documento que aponta as necessidades de atuação pelos governos federal e estadual em cada região catarinense – sendo que quase metade delas se concentra na categoria de infraestrutura.

 

“Que indústria vai querer vir se instalar em Major Vieira, com a SC 477 do jeito que está. Se antes de chegar na cidade, ele já estourou os quatro pneus. Não vem! Isso atropela a região. Isso assusta. É notícia ruim que percorre o Estado. E não é só a 477, é a 135 que liga Porto União à Caçador, que é outro polo grande de desenvolvimento da região”, ressalta o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini.

 

Outros assuntos da regional também foram abordados durante a reunião, como os resultados comerciais das Soluções Empresariais, apresentados pelo consultor comercial da FACISC, Leonardo Well, bem como dados dos núcleos empresariais do Programa Empreender e o evento internacional Roda de Negócios, trazidos pelo consultor regional Adriano Huebner, além do convite para a 88ª Assembleia do Conselho da Mulher Empresária, que acontece no próximo dia 26, também em Canoinhas.

 

O tema da reforma política também foi abordado pelos presentes durante a reunião, que teve a condução do Vice-presidente Regional Planalto Norte da FACISC, Altair Ruthes e encerramento realizado pelo presidente anfitrião, Reinaldo de Lima Junior.

 

Contribuição: Bruna Werle (Jornal Correio do Norte)




Voltar
Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias
Thats all Fokls