Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul

Presidente e diretores da Acisbs se reúnem com a imprensa para apresentação de ações


O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, Ismar Becker, acompanhado dos diretores Júlio Cesar Teixeira, Benedito Torquato, Gilmar Weiss e do coordenador do Conselho dos Núcleos, Ezequiel de Souza Pereira, reuniu a imprensa local para apresentação das ações da entidade do segundo semestre de 2019. O encontro aconteceu no restaurante do Serra Alta Hotel, durante um café da manhã, no dia 09 de dezembro.

 

Becker iniciou a conversa comentando a regularização do imóvel da Acisbs, que após anos, foi aprovado o Termo de Uso por tempo indeterminado. “Contamos com o apoio da equipe da prefeitura e da Câmara de Vereadores para resolver a situação” disse.

 

Sobre a reestruturação da Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (Fetep), o presidente disse que após um período de dificuldades, o equilíbrio financeiro foi atingido. Ismar destacou o aporte financeiro realizado pela prefeitura da cidade, que aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, permitiu a liberação do recurso de forma bastante ágil. Também, foi comentada a reestruturação de gestão e a redução custos fixos. “Sem a intervenção da Acisbs, a Fundação entraria em processo de falência” contou Becker. Os diretores Júlio e Benedito também comentaram a ação, falando das suas atuações junto à Fundação e do desenvolvimento do Plano de Negócios em andamento, que visa assegurar autonomia financeira.

 

Quanto à gestão da Acisbs, o presidente destacou o trabalho em conjunto com os diretores da gestão, que participam das tomadas de decisões. Ele falou ainda, que a Acisbs possui equilíbrio financeiro, após ações de redução de custos fixos e adequação necessária devido à suspensão da contribuição mensal de um importante associado.

 

Outra ação comentada foi a pesquisa de satisfação aplicada em outubro e que contou com a participação de 15% dos associados. O resultado foi apresentado pelo diretor de comunicação Gilmar Weiss, que abordou o mapeamento das ações que devem acontecer com base na pesquisa até o final deste mandato e dos próximos. “Ficamos muito contentes com a participação dos associados e as informações que foram geradas. Assim, conseguiremos traçar um plano de ação nas diversas frentes de trabalho da entidade e ampliar nossa atuação” disse Weiss.

 

Do envolvimento da entidade com o Hospital e Maternidade Sagrada Família, Ismar disse que o objetivo de manter caráter filantrópico foi atingido, após a cisão do hospital de Lages e com as verbas já recebidas e a receber do Governo de SC, encontrando-se em situação econômica confortável. “Por esta razão, a Ordem da Divina Providência decidiu suspender a negociação da venda do hospital. Registro que a Acisbs foi procurada para articular uma negociação com um grupo de médicos, com os quais já havia conversas em andamento, além de um grupo de empresários. Essa negociação foi suspensa” contou.

 

Outras ações comentadas:

 

Lei de Liberdade Econômica – Ismar destacou ainda a Lei da Liberdade Econômica que foi amplamente discutida e elaborada pela secretaria de Finanças da Prefeitura, diretoria da Acisbs e Núcleo de Contabilidade. O Projeto de Lei deve ser enviado para a Câmara de Vereadores no início de 2020.

 

Adequação Estatutos - a atual gestão trabalha ainda na adequação dos estatutos da entidade. “Queremos eliminar temas com definições e regras insuficientes ou pouco claras”, citando o caso das Assembleias para eleição do Conselho Deliberativo, a ideia é esclarecer todas as regras já no estatuto, além de ampliar o horário e formato da votação. Para isso, está sendo feita a comparação com os estatutos da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e outras sete associações empresariais. “O rascunho da proposta final será enviado ao Conselho Superior e discutida em reunião do Conselho Deliberativo até fevereiro” contou.

 

Apoio aos Núcleos Empresariais – Assunto também abordado no encontro com a imprensa pelo presidente e pelo coordenador do conselho dos Núcleos, Ezequiel. “Durante os meses de novembro e dezembro realizamos as avaliações e planejamentos dos 15 grupos. Percebemos que muita coisa foi feita pelos grupos e se espera muito mais para 2020. Somos um braço importante da Acisbs” contou o coordenador. A Facisc anuncia em janeiro, o edital do Empreender Competitivo, disponibilizando o recurso de R$ 3 milhões, para desenvolvimento de projetos para núcleos setoriais. A Facisc é hoje, o maior hub empresarial catarinense voluntário, possui 48 anos de atuação; representa 148 Associações Empresariais; reúne mais de 34 mil empresas de diversos segmentos e portes; presente em 220 municípios catarinenses.

 

Fundação Empreender - também citada, a Fundação Empreender tem a Acisbs como uma de suas mantenedoras. Para 2020, a novidade é o Programa Sucessão micro e pequenas empresas.

 

Serra Dona Francisca – Ismar disse que são poucas as perspectivas de melhorias estruturais e que, segundo sua avaliação, deve ficar nos remendos nos próximos anos. Atualmente há uma inviabilidade de privatização devido ao pouco tráfego ou para uma Parceria Público-Privada. “Estivemos em uma plenária da Facisc, em Mafra, e lá, o engenheiro do Dnit comentou, de acordo com sua experiência na esfera nacional, que abaixo de 20 mil veículos fica impossibilitada qualquer uma dessas ações” comentou.

 

Promosul: foi elaborada justamente com os sindicatos patronais, uma proposta de orçamento aprovada em Assembleia Geral Extraordinária. Para o presidente, a viabilidade da Fundação depende de ações urgentes e fortes para atender decisão judicial, que recebeu o prazo de 90 dias para ajustes.

 




Voltar
Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias
Thats all Fokls