Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul

Becker deixa presidência da Acisbs e reúne a imprensa para apresentação de ações da gestão


Na manhã desta quinta-feira, 28, o presidente da Acisbs, Ismar Becker, reuniu a imprensa local para um café da manhã, no Serra Alta Hotel. Na ocasião, Becker fez a apresentação do relatório de sua gestão e anunciou que a partir de 1º de junho, o economista e vice-presidente da entidade, Júlio Cesar Teixeira, assume interinamente o cargo, até que a Assembleia com os associados aconteça de forma presencial, incluindo a renovação de um terço do conselho deliberativo.

 

Ismar comentou as ações desenvolvidas durante a gestão da diretoria atual. “Fizemos a combinação de ações internas e externas. Internamente não tivemos muitas alterações, apenas pequenos ajustes. Quanto ao quadro de sócios, claro que com a pandemia algumas empresas saíram, mesmo assim, conseguimos manter”. Também, ele comentou das adaptações na parte de capacitações/treinamentos, que neste momento, foram e continuam suspensos. “Mesmo voltando, teremos que adotar um modelo híbrido” citou. Becker falou da intervenção na Fetep, que se isso não fosse feito inevitavelmente aconteceria a falência da entidade. “Fizemos um plano para dois anos. Um ano depois estamos um pouco melhor do que nós prevíamos, com questões atrasadas por causa do Coronavírus, mas a entidade hoje não tem nenhuma ameaça e uma série de projetos estão em andamento. Até meados ou fim do próximo ano, a entidade já deve contar com geração de caixa próprio” destacou.

 

O presidente destacou ainda, a Lei da Liberdade Econômica, que segundo ele, ajustes ainda precisam ser feitos.  “Tem coisas que ainda não estão funcionando como deveriam, o que é normal para uma mudança tão grande e significativa. Até hoje, pelo que tenho conhecimento, apenas Esteio e São Bento possuem a lei regulamentada. Aqui só foi possível porque a iniciativa privada, o poder público (executivo e legislativo), Ministério Público, Bombeiros e Vigilância Sanitária trabalharam em conjunto e culminou com a votação unânime da Câmara de Vereadores em um dia, beneficiando todo o município” relembrou.

 

Becker comentou a pesquisa de satisfação realizada juntos aos associados, com a participação de 15%. Atualmente os resultados estão apoiando a entidade na organização das ações. Também, em fase de organização, está a adequação dos estatutos da entidade, com o objetivo de eliminar temas com definições e regras insuficientes ou pouco claras. Em breve a Acisbs deverá contar com documentos reformulados, que atendam melhor seus os anseios.

 

Ismar deixa a presidência da Acisbs neste mês de maio por projetos políticos no município. Diante da pandemia e da impossibilidade da Assembleia e eleição de novo presidente, assume interinamente, o empresário Júlio Cesar Teixeira, a partir de segunda-feira, 1º. “O Julio é o candidato de consenso e deve assumir definitivamente após a Assembleia. Por recomendação do Conselho Superior vamos aguardar o evento presencial para formalizar a ação” comenta Ismar. Ele destaca ainda, o trabalho de sucessão da presidência iniciado pela diretoria, o que é importante para a continuidade dos projetos.

 

O presidente interino comentou sua trajetória associativista, que teve início em 1993, no núcleo de recursos humanos da entidade, onde participou da criação do grupo. Já foi coordenador do núcleo de jovens empreendedores, no qual está ativo até hoje, assim como, é membro do núcleo de tecnologia e inovação. Tem participação ativa em projetos da Fetep e em entidades de tecnologia e inovação em Santa Catarina. “Não foi ontem que cheguei na Acisbs, tenho uma trajetória ativa. Os 14 meses que estive na diretoria ao lado do Ismar foi de ainda mais aprendizado. Vamos manter o foi construído até agora e sei que tenho o apoio dos demais diretores e da equipe de retaguarda da entidade e isso me dá tranquilidade para assumir essa função tão importante” comenta.

 

Júlio é da área de inovação e tecnologia e destaca que quer trabalhar esse assunto mais fortemente. “Seguindo o legado do presidente, São Bento não tem condições de trazer indústrias com 2 mil pessoas, mas podemos ter um prédio com 300 pessoas, que vão trazer inovação e tecnologia para a nossa cidade, aumentar nossa renda, que hoje, é uma das piores distribuições de Santa Catarina. Isso me deixa envergonhado, pois temos uma cidade próspera, mas com riqueza tão concentrada. Temos condições de mudar esse cenário, a 16ª economia do estado precisa distribuir melhor a sua renda, e isso vai acontecer a partir do momento que a inovação entrar no cenário”.

 

Economista com especialização em gestão estratégica de recursos humanos pelo INPG e MBA em gestão financeira, auditoria e controladoria pela FGV, Júlio é empresário do ramo de tecnologia da informação, diretor comercial na Data Stream Sistemas Ltda e CEO na Tertium Online, ambas empresas são-bentenses na área da tecnologia.

 

Na ocasião, Becker recebeu uma placa de homenagem da entidade, o parabenizando pela sua atuação.

 

Confira outras ações e alguns números da entidade:

 

491 associados (até 25 de maio)
347 associados com solução empresarial, sendo a mais utilizada o SCPC Boa Vista com 171 associados ativos e 23.545 consultas realizadas. Em segundo lugar o Útil Card, com 5.460 cartões  ativos disponibilizados aos funcionários; e em terceiro, a Unimed, com a cobertura de 1.564 vidas.

 

São Bento Empregos – ação de responsabilidade social e de apoio ao empresário com a divulgação de vagas de forma gratuita. No período de junho de 2019 a maio de 2020, o site recebeu 2,9 milhões de visualizações. O endereço é  www.saobentoempregos.com.br.

 

Capacitações – a entidade realiza capacitações, palestras, oficinas e workshops com inúmeros temas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional em diversas áreas. Em 2019, o destaque foi o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), que compreendeu as áreas: comercial e marketing, financeiro; gestão de pessoas e industrial. Ao todo, 75 colaboradores das empresas associadas participaram das capacitações que ocorreram durante todo o ano. Na avaliação dos alunos, o programa obteve média 9. Em 2019, foram realizados 34 eventos, que juntos, compreenderam 864 participantes, de 448 empresas. Totalizando 9.005 horas. 

 

Núcleos Setoriais – atualmente são 15 grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, com o objetivo de aproximar, promover o associativismo, favorecer o desenvolvimento das empresas, do seu setor e da economia do município. São aproximadamente 250 nucleados e 200 empresas participantes.  O Programa Empreender é praticado em SC há mais de 25 anos e tem apoiado mais de 7.645 empresas em 94 cidades, através de 583 núcleos empresariais.

 

Pandemia – com a chegada da pandemia da Covid-19, a Acisbs tem reestruturando seus atendimentos, assim como, tem realizado a reformulação das ações planejadas para este ano. As reuniões estão acontecendo de modo virtual, com temas e pautas que visam atender seus associados neste momento de incertezas. Além da criação da página especial https://covid19.acisbs.org.br/, que compreende  documentos, conteúdos, boletins, materiais sobre os webinars linhas de créditos. Outra página criada foi o site ‘Em frente, São Bento’, no endereço https://apoieonegociolocal.acisbs.org.br/, projeto de responsabilidade social que atende tanto empresas associadas como não associados para que divulguem seus negócios. A rede disponibiliza cupons de desconto aos usuários, estabelecidos por cada empresa participante. Em uma semana, a página recebeu 5.400 visualizações de página com duração média de sessão de quase 7 minutos. Os usuários únicos chegam a 500.

 

Webinar – realização de webinars com as instituições de crédito para buscar alternativas recursos para as empresas associadas. Ao todo, foram realizadas seis reuniões on lines de apresentações. Os vídeos estão disponíveis no canal de You Tube da Acisbs.

 

Pesquisa Covid 19 – pesquisa realizada para compreender a situação das empresas associadas e buscar alternativas de apoio e ajuda neste momento de pandemia. Até 07 de maio, os resultados apontados resultaram em 90 participantes, sendo 50% da área de serviço, 24% do comércio e 21% indústria. Quanto ao faturamento durante a pandemia, 37,8% apontaram que reduziu em 50%; 33,3% em 20%; 15,6% cresceu 50% e 13,3% se manteve constante. Em relação ao quadro de colaboradores, 57,8% mantiveram o quadro; 15,6% reduziu jornada; 14,4% demitiu e 11,1% suspendeu contratos de trabalho conforme MP 936. Das dificuldades enfrentadas, 83,3% apontam a queda no faturamento; 27,8% capital de giro; 22,2% pagamento de impostos.

 

Mentorias – a Acisbs iniciou uma série de mentorias gratuitas, em diversas áreas, com o objetivo de atender às demandas apontadas na pesquisa realizada junto aos associados da entidade. Neste primeiro momento, as mentorias são abertas e a comunidade empresarial em geral pode participar, basta acompanhar a programação e acessar o link da sala de reunião. Além da apresentação do tema por cada mentor, o programa visa dialogar com os participantes, esclarecendo as dúvidas. A série teve início no dia 18 de maio, com o webinar ‘Novo normal: vida pós-covid-19’, com o presidente Ismar Becker. As mentorias acontecem nas segundas e quartas-feiras via Google Meet e são transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Acisbs, a rede de mentores da Acisbs vai trazer cases e temas demandados na pesquisa Covid-19. A programação completa pode ser acompanhada no site da entidade.

 

Entrega Face Shields – a Acisbs recebeu a doação de 400 Face Shields e fez o repasse para os municípios de São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho. A doação foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) e o material foi distribuído gratuitamente para os profissionais de saúde da região.

 

Prorrogação de tributos federais - Facisc e Acisbs entram com pedido de liminar para prorrogação de tributos federais, para amenizar o peso dos efeitos da quarentena nas empresas ligadas ao Sistema Facisc. As começaram a ser protocoladas no dia 8 de abril.

 

Campanha – em parceria com outras entidades da cidade, a Acisbs integra a Campanha Máscaras para Todos. Até a data de 7 de maio, foram entregues à população 20 mil máscaras. A meta é atingir a marca de 50 mil. As doações continuam e além de empresas e entidades, pessoas físicas também podem contribuir.

 

Fotos: Bruno Grossl




Voltar
Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias
Thats all Fokls