Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Diálogos Institucionais aborda mortalidade no trânsito

Em mais uma edição dos Diálogos Institucionais da Acisbs, na segunda-feira, 30, o tema abordado foi Mortalidade no Trânsito, com os médicos Thiago Garcia e Carlos Assunção, especialistas em medicina de tráfego. Segundo uma pesquisa realizada por eles, em 2014, no Instituto Geral de Perícias (IGP) do município, 42% dos óbitos estavam relacionados com o consumo de álcool.  “O álcool é uma das principais causas de mortes em acidentes de trânsito” ressaltam.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) estima que 54% dos motoristas fazem uso de álcool antes de pegar o volante. E segundo estatísticas apresentadas por eles, o consumo de álcool representa um dos principais problemas de saúde pública. No Brasil, são aproximadamente 50 mil mortes por ano, sendo o quarto país no mundo com o maior número de mortes no trânsito, juntamente com China, Índia e Nigéria. Já Santa Catarina é o segundo estado com maior número de mortes envolvimento motociclistas. No mundo são 1,5 milhões de mortes por ano, sendo três mil vidas perdidas por dia.

Em São Bento do Sul, em 2014, foram 18 vítimas fatais; em 2016 19 vítimas fatais e em 2017 (até início de outubro) são 16 vítimas fatais no trânsito.

Outras informações: uma dose de bebida (que equivale a uma lata de cerveja, meia dose de whisky ou um copo de vinho) aumenta o riso de acidentes em 40%. Três doses aumentam esse risco para 11 vezes e cinco doses aumentam em 48 vezes o risco de acidentes de trânsito.

Confira os mais recentes