Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Diretores de Escola debatem Gestão Escolar em São Bento do Sul

Diretores de escolas da rede pública de ensino municipal e estadual da região reuniram-se na tarde de terça-feira, 11, para participar em São Bento do Sul do seminário Boas Práticas em Gestão Escolar. Durante o encontro, foi feito o lançamento do livro “Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola”. A obra foi elaborada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, idealizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Na abertura do seminário, o vice-presidente da Fiesc e presidente da Câmara Regional Movimento Santa Catarina pela Educação destacou a importância do tema. “Alcançar níveis elevados de qualidade na educação passa necessariamente por uma boa gestão”, disse Arnaldo Huebl. Os participantes também conheceram exemplos de práticas em gestão escolar, ouvindo os testemunhos dos diretores da escola de ensino médio Manoel da Nóbrega, de Rio Negrinho, e das escolas básicas municipais Professora Adélia Lutz e Professora Lúcia Tschoeke, de São Bento do Sul.

Na principal palestra do encontro, a diretora de extensão da Universidade do Contestado (UNC) falou sobre gestão democrática na educação. Marilene Teresinha Stroka lembrou é preciso romper com os paradigmas tradicionais presentes nas escolas para evidenciar a dualidade da teoria e da prática. “É preciso desenvolver novas estratégias de aprendizagem, utilizando as tecnologias disponíveis na gestão e dentro da sala de aula”, destacou.

Prêmio Gestão Escolar – Para incentivar a evolução da administração pedagógica, o Movimento Santa Catarina pela Educação lançou o Prêmio Gestão Escolar 2017. O objetivo é reconhecer projetos inovadores e gestões competentes na educação básica da rede pública. As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto pelo site www.premiogestaoescolar.com.br. O processo de seleção será feito nas etapas local, estadual, regional e nacional. Podem participar escolas do ensino regular da educação básica das redes públicas municipal, distrital e estadual.

 

Confira os mais recentes