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Infraestrutura: Modais de Transportes
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Modais de transportes

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) classifica o sistema de transporte, quanto as seguintes formas:

  • Modal: envolve apenas uma modalidade (ex.: Rodoviário);
  • Intermodal: envolve mais de uma modalidade (ex.: Rodoviário e Ferroviário);
  • Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato;
  • Segmentados: envolve diversos contratos para diversos modais;
  • Sucessivos: quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessita ser transbordada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por único contrato).

A escolha da melhor opção, geralmente se estabelece segundo informações de analise de custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez.

 

Modal aéreo

O modal aéreo é o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. Possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc. A desvantagem está na sua menor capacidade de carga, assim como, no valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.

São Bento do Sul não possui aeroporto, utilizando-se dos aeroportos de Curitiba (PR) e Joinville (SC)

 

Modal ferroviário

A malha ferroviária brasileira possui aproximadamente 29.000 km. Os processos de privatização do sistema iniciaram-se em 1996, e as empresas que adquiriram as concessões de operação desta malha as assumiram com grandes problemas estruturais.

 

A ferrovia da empresa América Latina Logística (ALL) interliga a rede ferroviária do Planalto Norte com o Litoral, cortando o município com terminais na Serra Alta e Rio Vermelho. Em Mafra, a 57 km, acessa-se a malha ferroviária que se conecta com Porto Alegre e São Paulo, além de todo o estado do Paraná.

 

Modal marítimo

O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. Inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a conferências de frete, acordos bilaterais e os outsiders, como aqueles de rota irregular, os “tramps”.

O porto de São Francisco do Sul, a 117 km de São Bento do Sul, é o principal porto de escoamento da produção. São utilizados ainda os Portos de Itajaí (SC) e o Porto de Paranaguá (PR). Os Portos de São Francisco do Sul, de Itajaí e de Itapoá, podem ser acessados através da BR 280, via Corupá e Jaraguá do Sul, ou através da SC 301 Serra Dona Francisca e continuidade na BR 101.

Modal rodoviário

A cidade de São Bento do Sul está ligada aos maiores centros urbanos, através da seguinte malha ferroviária: BR 280, ligando as cidades de Jaraguá do Sul (interligando-se com a BR 101) e Corupá ao Sul, Rio Negrinho e Mafra no sentido Norte, dando acesso ao oeste de SC e a outro corredor rodoviário Norte-Sul do país e da região Sul, que é a BR 116-SC 301. No sentido Sul, ligando a cidade de Campo Alegre, a Joinville, interligando-se com a BR 101 que dá acesso ao Litoral Norte de SC, a capital Florianópolis, aos portos de Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá, e aos aeroportos de Joinville e Navegantes. SC 301 e PR 281, sentido Leste, ligando Piên (PR) e Agudos do Sul (PR), interligando-se à BR 116, dando acesso a capital paranaense, Curitiba, e ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

ACISBS - Fabiane Pickusch Costa

Transporte intermunicipal e interestadual

O Terminal Rodoviário de São Bento do Sul opera com empresas com linhas intermunicipais e interestaduais. As empresas responsáveis atualmente são:

Transporte intermunicipal: Coletivos Rainha

Transporte interestadual: Catarinense, Expresso São Bento, Planalto, Rainha e Reunidas

Fonte: Secretaria Municipal de Obras - Prefeitura de São Bento do Sul (2019)

 

ACISBS - Fabiane Pickusch Costa

 

O movimento anual de passageiros no terminal urbano é em torno de 3 milhões de passageiros, o que representa um movimento/dia em torno de 9.468 passageiros.

A frota de ônibus é de 54 e mais 04 veículos de apoio.

Fonte: Coletivos Rainha (2019)

Frota de Veículos

Fonte: Departamento de Trânsito – DETRAN (2019)

 

Fonte: Departamento de Trânsito – DETRAN (2019)