Infraestrutura: Terceiro setor
Infraestrutura

Turismo

Festas Típicas

Centro de pesquisa tecnológica

Terceiro setor

Água e esgoto

Energia elétrica

Gás natural

Rede Bancária e Hoteleira

Segurança Pública

Modais de Transportes

Veículos de Comunicação

Associação de Transporte do Norte Catarinense (ASTRAN)

Associação de Transporte do Norte Catarinense - Astran está caracterizada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos criadas por iniciativa privada.

 

Diferenciada de ONGs, a OSCIP é compreendida como uma instituição em si mesma, qualificada pela lei 9.790 de 23/03/99 (Lei do Terceiro Setor). Só recebe a qualificação de OSCIP depois que o estatuto da instituição que se pretende formar tenha sido analisado e aprovado pelo Ministério da Justiça.

 

A missão da Astran fundada em 28 de outubro de 2008 é de contribuir para o desenvolvimento da comunidade de São Bento do Sul e região, atuando com projetos para a promoção do indivíduo, bem como da sociedade, em todas as esferas, levando sempre em consideração o cuidado com o meio ambiente.

 

Conta com equipe treinada e especializada para atender necessidades relacionadas a custeio de transporte, avaliação de entregas, nível de serviço, aspectos tributários, previsões de demanda, etc.

 

Atividades desenvolvidas pela Astran em 2018 e 2019:  

  1. Atendimento odontológico para associados e familiares;
  2. Atendimento odontológico para internos do Cerene;
  3. Projeto ambiental Despoluir (opacidade de gases expelidos por motores a diesel);
  4. Assistência à saúde: clínica geral, oftalmológica e exames laboratoriais;
  5. Patrocínio a atividades esportivas: locação de quadra poliesportiva com acompanhamento técnico;
  6. Patrocínio: Proerd, Escola de Música e Campanha do Agasalho.
  7. Doações: com intuito de melhoria as instituições que revertem à comunidade qualidade de vida: Ades – Agência de Desenvolvimento do Alto Vale do Rio Negro, Escola de Música SBS.

 

Finalidades da Astran

  1. Desenvolver assistência social a comunidade em geral;
  2. Desenvolver programas de capacitação e treinamento;
  3. Promover o voluntariado;
  4. Organizar treinamentos, palestras, seminários, eventos, feiras, exposições e cursos;
  5. Organizar rede associativa de transporte, armazenagem, logística e emitir conhecimentos;
  6. Desenvolver programas de apoio profissional;
  7. Desenvolver novos modelos experimentais não lucrativos de produção, comércio, emprego e crédito;
  8. Organizar programa de atendimento aos inválidos e acidentados e seus familiares;
  9. Fornecer suporte e assessoramento as instituições de assistência social;
  10. Organizar central de frete e de compra associativa;
  11. Desenvolver programas ambientais.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) / Escola Girassol

Histórico da Entidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de São Bento do Sul, é uma entidade filantrópica, gratuita, mantenedora da Escola Girassol, que iniciou suas atividades em 02 de maio de 1970, passando a ser mantida pela Apae, a partir de 20 de abril de 1974. Começou com apenas nove alunos portadores de necessidades educativas especiais e hoje, 49 anos após, presta atendimento a 170 alunos na faixa etária entre 0 e 67 anos de idade, que apresentam deficiência intelectual. No ano de 2018 a escola finalizou o ano com 169 alunos e 53 funcionários.

 

Atualmente a entidade conta com uma equipe composta por 55 profissionais nas áreas de pedagogia, psicologia, médica, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, assistência social, além de equipe administrativo e apoio. Com esses profissionais, vem desempenhando ao longo desses anos, um trabalho sério e voltado ao desenvolvimento da pessoa com deficiência.

 

Programa compreender para prevenir

 

O Programa de Prevenção de Deficiências “Compreender para Prevenir” teve seu início no ano de 2011, onde foram realizados levantamentos e estudos sobre o tema. Nos anos seguintes, iniciaram-se os ciclos de palestras com o objetivo de levar informações relacionadas à prevenção de deficiências a diversos segmentos da comunidade, atingindo assim a população e profissionais da educação, saúde e assistência social. Já foram abordadas diretamente 11.401 pessoas através de palestras de prevenção realizadas na comunidade além das abordagens indiretas (entrega de folders/ jornal/ rádio/ banners,etc).

 

Em 2016

O programa foi contemplado com recursos para a confecção de camisas, banners e folders através do projeto apresentado ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

 

Os profissionais da APAE realizaram palestras no dia 19 de agosto nas escolas estaduais do município de São Bento do Sul, em referência ao Dia Municipal de Prevenção das Deficiências, que acontece em 21 de agosto. Neste dia, foram 591 jovens que participaram das atividades, abrangendo diretamente até esta data 1.018 pessoas. Além das escolas também foram realizadas palestras para grupos de casais da Igreja Católica, grupos de idosos do CRAS, alunos do IFC (Instituto Federal Catarinense), grupo de jovens do Rotaract Club.

 

No decorrer de todo o ano também são realizadas abordagens na mídia local, rádios e jornais, com matérias sobre o tema e divulgação dos eventos.

 

Durante Pedágio da APAE de 2016 foram distribuídos folders para a comunidade. Nos desfiles de 7 de setembro e na Caminhada Municipal da Acessibilidade a equipe da APAE desfilou com os banners da Prevenção de Deficiências, totalizando 20 banners expostos.

 

No ano de 2016 foram atingidas diretamente 1.199 pessoas, sendo 1,46% da população.

 

Além das palestras, o programa promove seminários de conhecimento científico com palestrantes renomados, todos os anos uma palestra com um tema específico relacionado à Prevenção de Deficiências. No dia 01 de julho tivemos o seminário com Dr. Guilherme Collin sobre a Síndrome de Down e com Dra. Maira Coelho falando sobre a Distrofia Muscular.

(APAE)

 

Em 2017

Durante Pedágio da APAE de 2017 foram distribuídos folders para a comunidade. Nos desfiles de 7 de setembro a equipe da APAE desfilou com os banners da Prevenção de Deficiências e participou ainda da Caminhada Municipal da Acessibilidade que aconteceu no dia 17 de setembro.

 

No ano de 2017 foram atingidas diretamente 2.116 pessoas, sendo 2,64% da população.

 

Em 2018

No ano de 2018 o programa utilizou recursos próprios para a confecção de camisetas e folders.

(APAE)

 

Os profissionais da APAE realizaram palestras no dia 21 de agosto nas escolas estaduais do município de São Bento do Sul, em referência ao Dia Municipal de Prevenção das Deficiências, que acontece em 21 de agosto. Neste dia foram 512 adolescentes que participaram das atividades. Além das escolas também estão sendo realizadas palestras para grupos de casais, grupos gestantes do CRAS, alunos de universidades, Faculdade Luterana de Teologia, SENAI, SENAC, Escolas Municipais, Secretaria Municipal de Educação entre outros.

 

No decorrer de todo o ano também são realizadas abordagens na mídia local, rádios e jornais, com matérias sobre o tema e divulgação dos eventos.

 

(APAE)

 

Além das palestras, o programa promove seminários de conhecimento científico com palestrantes renomados, todos os anos uma palestra com um tema específico relacionado à Prevenção de Deficiências. No dia 22 de agosto tivemos o VII Seminário de Prevenção de Deficiências, com o tema: “Desafios do diagnóstico precoce das deficiências” com a Dra. Lisiane Tuon Generoso Bitencourt, realizado na Câmara de Vereadores, contando a participação de 122 pessoas.

 

Em 2019

Para o ano de 2019, já está prevista a realização do VIII Seminário de Prevenção de Deficiências, com o tema.

 

(APAE)

Resíduos sólidos

O lixo domiciliar gerado em São Bento do Sul é recolhido por meio de dois sistemas: coleta convencional e coleta seletiva.

 

A coleta convencional dos moradores de São Bento do Sul é realizada pelo sistema de porta em porta pela empresa Transresíduos. Todo o resíduo misturado é destinado ao Aterro Sanitário Municipal de São Bento do Sul, localizado no Rio Vermelho, distante cerca de 10 quilômetros do Centro da cidade. Em geral, nas áreas residenciais, a coleta convencional é realizada duas ou três vezes por semana e, no Centro, seis vezes por semana.

Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE (2019)

 

Em geral, são recolhidos mensalmente em média 1.315 toneladas de resíduos para o aterro, e aproximadamente 8% são destinados para reciclagem.

 

A coleta seletiva: os materiais recicláveis secos (papéis, plásticos, vidros e metais) são doados para duas cooperativas de catadores: Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Coopercruzeiro.

 

A coleta seletiva é feita uma vez por semana na maioria dos bairros.

Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE (2019)

 

Importante  

  1. O material a ser reciclado deve estar limpo (sem resíduos de comida ou bebida).
  2. O óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em garrafas "pets" e separado dos demais resíduos.
  3. Vidros e objetos cortantes ou perfurantes, devem ser embalados e acondicionados em recipientes seguros.

 

Ecopontos 

Materiais que podem ser descartados: Pilhas e baterias, eletrônicos, metais, plásticos, papéis e caixas longa vida, vidros e óleo de cozinha.

(SAMAE)

 

São Bento do Sul conta com 8 Ecopontos, confira onde descartar os materiais:

  1. 25 de Julho: Rua Cedro, ao lado da antena.
  2. Alpestre: Rua Rosane Grossl, ao lado do ponto de ônibus.
  3. Brasília: Av. dos Imigrantes, no Parque Florestal do SAMAE.
  4. Centro: Rua Benjamin Constant, ao lado do Centro Administrativo.
  5. Mato Preto: Rua Adélia Schneider, ao lado do posto de saúde.
  6. Oxford: Rua Francisco Spitzner, na Praça Leopoldo Rudnick.
  7. Rio Vermelho: Rua Antonio dos Santos, ao lado da Associação de moradores.
  8. Serra Alta: Rua Oto Eduardo Lepper, ao lado da quadra de esportes.

 

Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul

A cooperativa homologada em 2003 tem como missão a defesa do interesse econômico e social dos associados através da mútua ajuda, e com este objetivo está inserida em diversos projetos de reciclagem como: aproveitamento do óleo de cozinha e programa municipal São Bento Sempre Limpa. A cooperativa de catadores tem por objetivos manter as portas abertas, contribui na renda de 28 famílias, reduz 330 toneladas de material no aterro anualmente, cria educação ambiental, mantém e amplia seu patrimônio, tem conquistado a contribuição previdenciária aos seus membros, tem ampliado parcerias a assistência social prestada, mantem a prestação de contas à comunidade da Coleta Seletiva.

Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE (2019)

 

Prefeitura de São Bento do Sul