Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Marcos Piangers envolve público com o tema criatividade

A palestra com o jornalista Marcos Piangers, na noite de quinta-feira, 08, contou com a participação de mais de 400 pessoas, no auditório da Promosul. O evento, realizado pela Associação de São Bento do Sul (Acisbs), trouxe o tema Criatividade – Fora da Caixa. Dentro da Caixa. O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, deu as boas-vindas aos participantes, frisando que a Acisbs é parceira e comprometida com o desenvolvimento dos empreendedores.  

Na palestra Criatividade, Piangers destaca que tudo está mudando. “A minha impressão é que estamos apenas no início de uma revolução digital e isso nos causa insegurança”. E iniciou dizendo que é necessário conseguir ser criativo, assim como, entregar resultados para as empresas. “Nosso diferencial, se comparado com a máquina, é ser criativo”. Segundo ele, por muito tempo nos fizeram pensar bem dentro da caixa, mas agora, de uma hora para outra, querem que a gente esteja fora da caixa. “As coisas mudaram e mudaram rapidamente, precisamos ser criativos para nos destacar”.

Piangers trouxe os seis passos: os três primeiros para exercitar e outros três para a entrega de resultados. O primeiro, conforme ele, é encontrar sua ‘musa’, a faísca criativa. “Isso pode ser um momento de inspiração, um livro… viagens, conexões com outras pessoas. São os nossos gatilhos criativos” frisou. Ele ainda destaca, que alimentar continuamente, o que causa essas faíscas, é fundamental para o processo criativo.

O segundo passo é criar um ambiente criativo. A insegurança é inimiga da criatividade. “É preciso estar seguro e feliz para ser criativo”, comentou. Piangers recomendou que,
sempre quando acontecer um insight criativo, o mesmo deve ser anotado. “Muitas vezes o insight vem de um distanciamento do problema, de um momento de relaxamento” descreveu. Para ele, o cérebro precisa de tempo para fazer as conexões. Quanto ao terceiro passo, ele diz que é preciso acreditar na comédia. “O humor melhora muito a confiança das equipes” conta. Piangers diz que toda empresa deveria contratar uma pessoa para dar risadas. “O humor nos ajuda a achar caminhos para os problemas” lança.

O quarto passo é a referência. A quantidade de referência que a pessoa tem, decisivas para as conexões que seu cérebro vai fazer. “Na maioria das vezes nossa empresa para ser diferente, acaba se inspirando em outras, fazendo pequenas melhorias incrementais. Olhar para outros mercados que não seja o seu é ser melhor que a referência”. Piangers diz que é necessária a criatividade para imprimir uma ideia nova, melhor que a do concorrente. Já o quinto passo, é a ousadia, imprescindível para imprimir um propósito diferente da inspiração, para fazer algo melhor. “Tem pessoas que guardam a ideia para si, para que ninguém roube a ideia”. Ele lembra que o gatilho criativo todos podem ter, mas o que diferencia é capacidade de entrega, de execução. De tirar a ideia da mente. “Temos que testar a ideia, o conceito”.

Por último, Piangers instiga para que se aprenda com as starts ups. “Eles só não têm o gatilho criativo, como tem a entrega rápida”. Ele conta que elas trabalham com a mudança de hierarquia, são empresas horizontais. “Eles têm status de urgência”.

Confira, em resumo, quais são os seis passos da criatividade:

  1. Musa criativa, encontrar o seu gatilho criativo;
  2. Crie um ambiente ideal;
  3. Acredite na comédia;
  4. Referência;
  5. Ousadia
  6. Aprenda com as starts ups.

 

Ao término da palestra, Piangers atendeu os participantes para fotos e autógrafos. Também foram realizados sorteios de livros.

Agradecimentos: aos apoiadores Feistock e Jornal A Gazeta; e aos patrocinadores Grupo FT Segurança, Supermercado Germânia, Scrcred e BRDE.

Confira os mais recentes