Notícias e artigos

Núcleo aborda a importância das ações de Responsabilidade Social nas empresas

O dia 25 de setembro marca o Dia da Responsabilidade Social. Mas afinal, como aplicar no dia a dia das empresas e das pessoas?  As ações voluntárias de empresas devem atuar em benefício do seu público, tanto interno quanto externo, contribuindo para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. “Embora aumente o interesse pelo assunto, ele não é exatamente novo. Há quase 20 anos entrou na pauta dos negócios”, conta a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial (Acisbs), Ivana Lampe.
 

A coordenadora ainda destaca que a responsabilidade social se traduz em uma integração adequada da empresa ao local de atuação. “As empresas contribuem para a vida das comunidades em termos de emprego, remunerações, benefícios e impostos. Por outro lado, as empresas dependem da salubridade, estabilidade e prosperidade das comunidades onde operam”, conta.
 

O Núcleo de Responsabilidade Social tem trabalhado o compartilhamento de boas práticas das empresas associadas vinculadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas. Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o documento adotado na Assembleia Geral, em 2015, estimula o desenvolvimento sustentável, por meio da Agenda 2030, um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos.
 

A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, em um quadro de resultados – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.  Há uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, bem como, um roteiro para acompanhamento e revisão. Os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030.
 

Os 17 Objetivos são integrados e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável. Nos próximos anos de implementação, os ODS e suas metas irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
 

Ivana, também analista de relacionamento com o cooperado da CIVIA – Cooperativa de Crédito, as boas práticas são de extrema importância para a manutenção da atividade das empresas. Uma compensação justa pelo passivo ambiental gerado pelas empresas. “Temos que estar atentos às demandas socioambientais e achar formas de minimizar os impactos da nossa atividade no meio ambiente".  Neste momento, o Núcleo de Responsabilidade Social tem trabalhado na integração de novos participantes, pois assim, cada vez mais experiências poderão ser compartilhadas e adicionadas ao que tem sido praticado pelas empresas locais.
 

Ela ainda conta que a responsabilidade social é pertinente para todos os tipos de empresas, em todos os setores e atividades, desde as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) até as multinacionais. “O impacto econômico da responsabilidade social das empresas se traduz em efeitos diretos e indiretos. Os resultados positivos podem derivar, por exemplo, de um melhor ambiente de trabalho, aumentando o desempenho e a produtividade dos colaboradores, ou de uma utilização mais eficaz dos recursos naturais.  Os efeitos indiretos são consequência da crescente atenção dos consumidores e dos investidores, o que aumenta as oportunidades de mercado”, exemplifica.
 

Consciente da importância da responsabilidade social em sua operação, a Civia, que tornou-se signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina em agosto deste ano, desenvolve diversas ações, entre elas, a promoção de educação financeira para cooperados, escolas e comunidade; campanhas solidárias; palestras gratuitas com temas relacionados ao empreendedorismo e bem-estar; além da plataforma de educação à distância (www.progrid.coop.br), com acesso livre e gratuito para mais de 100 cursos certificados e cursos de educação financeira. No Dia C – Dia de Cooperar em intercooperação, em uma ação do Núcleo de Cooperativas da Acisbs, os Postos de Atendimento da Civia arrecadaram mais de 3.000 kg de alimentos, que foram doados às comunidades em situação de vulnerabilidade social.
 

Recentemente, a Civia realizou o Coopera Hack, um evento online e gratuito que buscou apoiar o desenvolvimento de negócios da região com projetos na temática soluções para inovação e melhoria de processos em micro e pequenas empresas. Foram 20 equipes inscritas e 97 participantes.
 

A Condor SA, também integrante do Núcleo, realiza diversas ações com impacto direto e indireto na vida dos colaboradores e das comunidades em geral. A empresa inclusive conta com um grupo de voluntários, com foco em ações locais. A coordenadora do grupo, Liliane Fernandes Liebl, conta que o trabalho é realizado desde 2009, quando foi criado. Hoje, o grupo voluntário Condor conta com 55 participantes. No último ano, eles realizaram a manutenção da horta do Hospital e Maternidade Sagrada Família; a campanha do alimento para instituições carentes do município; campanha de Páscoa onde cada voluntário ensinou a enfeitar uma cestinha recheada de amor e doces para crianças carentes; arrecadaram tampinhas plásticas para o projeto da Theodora; arrecadação de lacres; aulas de pintura para crianças do abrigo da cidade, onde há cada 15 dias três voluntários vão até o local ensinar técnicas de pintura; e em outubro, por meio de uma campanha de brinquedos, os voluntários vão apadrinhar uma criança da Escola Girassol – Apae.
 

O Núcleo – O Núcleo de Responsabilidade Social foi criado em setembro de 2018, com o objetivo de promover a capacitação, o envolvimento com a comunidade em ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com ações mundiais divididas nos pilares social, ambiental, econômico e institucional. O grupo busca, também, tornar as empresas nucleadas referências nas práticas de responsabilidade social em Santa Catarina. Suas principais ações são: visitas técnicas, capacitação do grupo, participação em eventos voltados ao tema, realização de projetos sociais e engajamento do Núcleo na realização de atividades com foco no desenvolvimento sustentável. Para participar, faça contato em caroline@acisbs.org.br ou 3631.0536.
 

Signatária – A Associação Empresarial (Acisbs) tornou-se signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina em setembro de 2020 e passou a integrar uma rede reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Rede Brasil do Pacto Global, assim como, realizar mobilização e articulação.
 

Comitê local – Em 2020, a região recebeu ainda o Comitê ODS, com o objetivo de fortalecer o movimento, fomentar ações na região e aumentar o número de empresas e pessoas signatárias. O Movimento compreende seis categorias: empresas, poder público, instituições de ensino, organizações de classe, pessoas físicas e sociedade civil sem fins lucrativos. Santa Catarina conta com 14 comitês locais e mais de 800 signatários em 70 municípios. Mais informações sc.movimentoods.org.br.  

 

Confira os mais recentes