Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável é lançado

No dia 23 de maio, o Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) e os municípios de São Bento do Sul, Corupá e Rio Negrinho, lançará o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O encontro será realizado na Associação Empresarial, a partir das 17 horas. O projeto tem como objetivo planejar e estruturar o desenvolvimento da economia de turismo. “Faremos um levantamento do potencial existente, transformando-o em produto através da organização de roteiros turísticos, integrando as três cidades”, explica Jaime Arcino Dias Junior, coordenador do Sebrae Regional Norte.

De acordo com Jaime, a expectativa é gerar mais empregos e renda na região: “O primeiro passo será a realização de um estudo preliminar. Em seguida, vamos nos reunir com as lideranças locais – empresários, representantes de entidades públicas etc. Também serão organizados workshops para trocarmos informações e compreender as ações que podem ser desenvolvidas”.

Para o presidente da Acisbs, Mário Nenevê, a expectativa é aumentar o potencial do município e das cidades vizinhas. “O programa deverá unir diversos setores, envolvidos direta ou indiretamente na área de turismo. O potencial regional é muito grande. A Acisbs acredita que, através do Sebrae, conseguiremos unir os empresários”, revela.

Adelino Denk, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de São Bento do Sul, ressalta a importância da parceria com entidades públicas e privadas: “O município isolado não consegue fortalecer o turismo na região. Unidos, podemos despertar o interesse de turistas de todo o Brasil”.

A última etapa do PDITS prevê a criação de um plano regional. “Todas as estratégias serão definidas em conjunto com os municípios. A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico”, finaliza Jaime.

 

 

Confira os mais recentes