Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico é entregue

A manhã desta quarta-feira, 28, foi marcada pela entrega do PEDEM – Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul – Codesbs.

 

Na ocasião, contando com a presença dos membros do Codesbs e do articulador do Sebrae para o Planalto Norte, Luiz Carlos da Silva, a consultora do Sebrae Juliana Borges Ferreira realizou uma apresentação, antes do coordenador regional do Sebrae, Jaime Arcino Dia, entregar o material publicado ao vice-prefeito, Marcio Dreveck, e ao representante do Codesbs, Gean Cardoso de Medeiros.

 

PEDEM – O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal faz parte do Programa São Bento Empreendedora e foi elaborado em parceria entre Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sebrae e a sociedade. Tem por objetivo definir, juntamente com instituições e entidades, estratégias para promover o desenvolvimento econômico, a inovação e o empreendedorismo, pensando a médio e longo prazo.

 

Os cinco eixos estratégicos trabalhados no PEDEM foram:

 

Indústria da transformação – Visão de futuro: Indústria de São Bento do Sul ser reconhecida como parque industrial diversificado, com excelência na gestão sustentável, inovadora e competitiva internacionalmente. Desafios: Melhorias na infraestrutura logística; burocracia e dificuldade para obtenção de licenças ambientais; fortalecer o associativismo; constituir comitê/câmara técnica no âmbito do Codesbs para discutir desenvolvimento da indústria.

 

Comércio e Serviços – Visão de futuro: São Bento do Sul ser reconhecida na região pelo atendimento diferenciado, diversificação e conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, unido para o fortalecimento dos setores. Desafios: Construção de núcleo de representação das associações (interlocução); fortalecimento das entidades; aproximar empresários das entidades; criar ações para valorizar o comércio local (marca, treinamento, eventos).

 

Educação – Visão de futuro: São Bento do Sul tornar-se reconhecida regionalmente como polo educacional, com qualidade em todos os níveis de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a inovação e empreendedorismo. Desafios: Promover maior interação entre as instituições de ensino; parcerias entre as instituições e empresas locais; metodologias ativas de ensino atrativas e práticas; polo educacional – divulgação e fortalecimento dessa marca.

 

Saúde – Visão de futuro: Ser referência em saúde no Planalto Norte, com infraestrutura, qualidade no atendimento e diversidade de especialidades clínicas, ampliando os serviços especializados para novos segmentos, com destaque em maternidade e oncologia, atraindo profissionais e pacientes para o município. Desafios: Criar grupo de discussão da saúde em São Bento do Sul; nova estrutura para hospital; ampliação de serviços especializados no município.

 

Tecnologia e Inovação – Visão de futuro: São Bento do Sul ser reconhecida como referência em tecnologia e inovação, participando no desenvolvimento de cidade inteligente, agregando valor ao desenvolvimento local e com ecossistema de inovação fortalecido (centro de inovação, parque tecnológico, fomento, eventos, universidades). Desafios: Criar núcleo representativo do eixo de tecnologia e inovação; estimular a formação empreendedora; trazer mais eventos para o município; alinhar grade de cursos de tecnologia às necessidades do segmento.

 

Download – Para baixar a publicação do PEDEM em arquivo PDF, gratuitamente, basta seguir os seguintes passos: 1º Acessar a página www.sebrae.sc/cidadeempreendedora; 2º Rolar a página até o quadro Publicações; 3º Clicar na seta que está na coluna "Plano de Desenvolvimento Econômico" na linha do município de São Bento do Sul.

Confira os mais recentes