Empresários de SC poderão explorar novos mercados no Paraguai
Entre os dias 14 e 17 de outubro, empresários de Santa Catarina terão a oportunidade
Adolescentes e jovens atendidos pelos programas de acolhimento de Santa Catarina estão conseguindo iniciar sua vida profissional através do programa Novos Caminhos. No Planalto Norte, atualmente 9 deles trabalham em indústrias de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra como estagiários, jovens aprendizes ou efetivos. O objetivo é que essa oportunidade seja estendida a todos os 35 jovens da região, entre 14 e 19 anos, que participam do programa.
O programa oferece qualificação para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho. Eles recebem proteção do Estado porque tiveram que ser retirados de suas famílias por serem vulneráveis e até vítimas de violência. Como os jovens ficam nos abrigos somente até completar 18 anos, eles precisam criar autonomia para restabelecer o contexto familiar, quando possível, ou construírem sua própria vida.
O programa Novos Caminhos oferece a esses adolescentes e jovens cursos gratuitos através do Senai, Sesi e Senac. Após realizarem um treinamento sobre iniciação profissional, eles podem escolher entre diversos cursos de aprendizagem industrial e técnicos. Quando necessário, também concluem os estudos pela educação de jovens e adultos do Sesi.
Segundo o assistente social do Fórum da Comarca de São Bento do Sul, a sociedade também é responsável e deve fazer sua parte para suprir as necessidades dos jovens. “Devemos ter um olhar cuidadoso e diferenciado a essa questão social. Os jovens são capazes e o que precisam é de oportunidades no início de sua caminhada profissional”, avalia Tiago Iraton da Silva. Ele destaca ainda a importância da empregabilidade para restabelecer a estrutura familiar e para preparar esses adolescentes para uma vida autônoma e digna.
A Artefama é uma das empresas que vêm contratando participantes do programa. Um jovem de 18 anos, por exemplo, é funcionário efetivo e atua como operador de máquina. “É uma pessoa com capacidade adequada e responsável. Das experiências que tivemos, todas foram positivas. Devemos dar oportunidades a esses jovens, com um olhar de investimento humano para o futuro”, diz Adir Streit, gerente de gestão de pessoas.
Os participantes do Novos Caminhos estão aptos a trabalharem na indústria, comércio e serviços. Há possibilidades de atuarem como estagiários, jovens aprendizes ou de forma efetiva. “A participação empresarial no programa, através da abertura às contratações dos jovens assistidos, é imprescindível para formarmos cidadãos de bem e profissionais de futuro. É um estímulo concreto à construção de uma sociedade mais igualitária”, destaca Arnaldo Huebl, vice-presidente da Fiesc para o Planalto Norte.
O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação ESAG.
Como participar – Empresas de todos os segmentos que queiram participar do programa, buscando os jovens para suas vagas de trabalho, podem buscar mais informações e orientações com Paula Lorenzetti, interlocutora do programa na região. O contato pode ser feito pelo fone 3631-0512, pelo e-mail paula.d.lorenzetti@fiesc.com.br ou diretamente no escritório da vice-presidência regional da Fiesc no Centro de Gestão Empresarial.
Santa Catarina – O programa Novos Caminhos tem hoje 105 jovens inseridos no mercado de trabalho em Santa Catarina. No ano passado, 469 adolescentes foram atendidos pelo programa, em 58 municípios. A participação nos treinamentos de qualificação profissional foi intensa em 2018. Foram feitas 2.039 matrículas nos cursos do Senai, Sesi, Senac e IEL.
Entre os dias 14 e 17 de outubro, empresários de Santa Catarina terão a oportunidade
Incentivar o empreendedorismo e a cultura associativista entre os jovens. Esse é o objetivo do
No dia 29 de agosto, o Bentô Vila Gastronômica, em São Bento do Sul, foi
Contatos Gerais: