Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Representantes de entidades e autoridades reunidas no Conseg

Na manhã desta sexta-feira, 1º, o presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer, participou juntamente com outros representantes de entidades e autoridades, da reunião do Conselho Comunitário de Segurança de São Bento do Sul, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Silvio Dreveck, participou do encontro, trazendo novidades quanto a vinda da penitenciária industrial ao município.

O tenente-coronel Fabiano Dias Perfeito, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, também esteve presente e disse acreditar que a discussão da vinda ou não da penitenciária ser carta passada. “O que precisamos verificar a partir desse momento é como contribuir. Ajustar a necessidade de estrutura, cobrar efetivos” destacou. O comandante aproveitou a presença do deputado para falar dos novos profissionais em formação, solicitando mais efetivo ao município.  “No início do ano tínhamos 100 policiais. Até o fim do ano serão 74” contou.

Já o deputado Silvio Dreveck, trouxe atualizações quanto à construção da penitenciária. Conforme ele, as informações repassadas pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Leandro Antônio Soares Lima, a obra será custeada com recursos federais, portanto o projeto deve cumprir as exigências federais. “Há 60 dias tivemos uma audiência e segundo informaram o projeto foi encaminhado para avaliação do Governo Federal, que devolveu solicitando alterações. A SJC fez os ajustes e reencaminhou na semana passada. Leandro me disse ainda, que já sinalizaram como positivo e a licitação deve ocorrer até o fim de setembro”, contou Dreveck. Sobre os rumores quando ao aumento das vagas, Silvio disse que nada se alterou. “São 364 vagas e ponto. Estão fazendo ajustes na construção e não no número de vagas” frisou. O deputado falou que continuará acompanhando o andamento do projeto.

O delegado Gil Rafael Ribas, também presente, falou da diferença entre presídio e penitenciária. “Há muita confusão o que é um ou outro. Presídios abrigam apenados no regime provisório, já a penitenciária são os condenados”. O delegado ainda falou da situação do município quanto à falta de vagas em unidades do estado e destacou que “com a penitenciária há chances de deixar os criminosos presos”. Ribas ainda acrescentou que “o crime não tem limite territorial. Estamos colocando nossa sujeira embaixo do tapete dos outros” destacou.

Jonathan, presidente da Acisbs, em sua manifestação, falou da visita realizada nesta semana no presídio regional de Mafra, onde juntamente com representantes de Rio Negrinho, puderam conferir a situação da unidade. “Nós precisamos conhecer a realidade para depois nos manifestar a favor ou contra. Mafra já não está mais aceitando nenhum apenado dos municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho, precisamos ver o que é melhor para nós, ter uma unidade que abrigue esses criminosos ou tê-los soltos” ressaltou.

A reunião do Conseg foi avaliada como positiva por todos que participaram e outros encontros devem ocorrer para o acompanhamento do projeto da Penitenciária Industrial, da criação do Conselho da Comunidades entre outras demandas. 

Confira os mais recentes