Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Seminário dá início para discutir São Bento no futuro

Por iniciativa da Fundação de Ensino, Pesquisa e Tecnologia (Fetep), o projeto ‘A São Bento do Sul que queremos em 2037’ foi apresentado na quarta-feira, 23, na Câmara de Vereadores. Para o presidente da Fetep, Osmar Muehlbauer, se todos estiverem imbuídos nessa ação, o espírito coletivo vai sobressair aos interesses particulares. “O que dá força é somar. Hoje ainda não é a linha de chegada, mas sim, um tiro de partida” frisou em sua manifestação. 

A participação do primeiro encontro foi avaliada como positiva pelos participantes. Muehlbauer disse que muitos lhe perguntam o porquê de estar engajado nessa ação, que segundo ele, “mesmo que eu não estar mais aqui, em 2037, não estou pensando em mim, e sim, no coletivo. Se eu não puder usufruir, meus filhos e netos irão” justificou.

O presidente da Associação Empresarial, Jonathan Roger Linzmeyer, também se fez presente e acompanhou a apresentação e as manifestações. “Nós, enquanto Associação, ao longo de nossa história, temos participado de discussões, pleitos e reflexões para uma cidade melhor. Estamos sempre dedicados nas demandas coletivas” frisou.

Osvalmir Tschoeke, gerente da ITFetep, apresentou os conceitos e cases de sucesso de cidades inteligentes, que se trata de uma cidade voltada para as pessoas, pedestres e que deixam os carros em segundo plano.  Ele também mostrou alguns indicadores do município, como posição geográfica, expectativa de vida da população; Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros. “São indicadores que posicionam São Bento do Sul em local de destaque perante outros lugares. Assim como outros demostram onde precisamos avançar”. Segundo ele, as cidades inteligentes trabalham com 10 quesitos, sendo eles: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia. Meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e economia.

Após a apresentação de conceitos e cases de sucesso os participantes se manifestaram para iniciar a coleta de sugestões e a formação de grupos de trabalho.

 

Confira os mais recentes