Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Tecnologia inovadora traz soluções à logística da Oxford Porcelanas

Para agilizar e dar mais eficiência à organização do estoque e à expedição de 300 mil caixas, com 6 milhões de produtos, a cada mês, a Oxford Porcelanas implantou um sistema inovador, premiado e reconhecido em nível mundial. A identificação por radiofrequência (RFID) iniciou no ano passado e foi concluída recentemente, trazendo soluções eficazes às operações e à logística.

Na prática, cada caixa de produtos é identificada com uma etiqueta inteligente. Trata-se de um chip, afixado por trás da etiqueta impressa. “Ele pode carregar dados relativos a todo o conteúdo da caixa e datas de produção, expedição e chegada ao cliente, podendo ser alimentado a qualquer momento através do software”, informa o gerente de logística Marcelo Correa.

Ao passar da área de embalagem para o estoque, o pallet com as caixas passa por um portal RFID, que faz a leitura instantânea de todas as tags. Assim, todas as mercadorias são identificadas. No estoque, também é possível localizar facilmente os itens armazenados e ainda facilitar a contagem e conferência do inventário anual.

A tecnologia deu velocidade e eficiência na separação dos pedidos. Ao ser expedido, o pedido passa novamente por um portal para assegurar que todos os itens estão corretos. A empresa conseguiu eliminar totalmente os erros nos embarques e entregas. O retorno do investimento aconteceu nos primeiros 12 meses de utilização da tecnologia. Agora está sendo iniciada a implantação do sistema na unidade industrial de São Mateus, no Espírito Santo.

Reconhecimento – O RFID implantado pela Oxford Porcelanas rendeu à empresa o reconhecido Prêmio Automação, promovido há 20 anos pela GS1 Brasil. O diretor-superintendente Irineu Weihermann recebeu a premiação na última semana em São Paulo. O case também foi apresentado pelo gerente de logística Marcelo Correa no evento anual RFID Journal Live, realizado na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos. O exemplo da Oxford esteve ao lado de outros cases de sucesso, como da Walt Disney Co., Nasa e Universidade de Massachusetts.

Confira os mais recentes