Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul

A Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) foi fundada em 09 de novembro de 1957. Em 2017, completou 60 anos de fundação e nessas seis décadas de atividades sempre esteve envolvida nos temas que buscam a melhoria contínua do cenário econômico, social e do empreendedorismo, assim como, tem lutado por qualidade de vida, seja gerando emprego e renda ou proporcionando saúde, capacitação e educação.

 

A Acisbs representa empresas de diferentes portes, dos mais variados segmentos da econômica e faz parte de um grande sistema empresarial voluntário. Em Santa Catarina, está ligada a Federação das Associações Empresariais (Facisc), desde a sua fundação, em 1971.

 

Na esfera federal, integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Ao alcançar 60 anos, a Associação Empresarial está entre as cinco maiores e mais importantes entidades de classe de Santa Catarina, tendo recebido em 2011 a distinção de melhor Associação de médio porte, conferida pela Facisc.

 

Com seis décadas de serviços prestados à comunidade de São Bento do Sul e do Planalto Norte, a Associação faz parte da história do desenvolvimento econômico e social de toda a região. Política sem ser partidária, a Associação Empresarial de São Bento do Sul desenvolve intensas atividades no sentido de viabilizar melhores condições para o desenvolvimento dos negócios e de melhor qualificação de toda a classe empresarial.


Linha do Tempo

Década de 50

Em 1957 quando criada a Acisbs, o país dava passos significativos em direção à industrialização e urbanização. Outros municípios catarinenses contavam há tempos com associações e seus serviços eram decisivos paras as comunidades. A ideia central dos empresários de São Bento era instalar um núcleo próprio capaz de ajudar o município a fortalecer mecanismo de reinvindicação junto ao poder público, em todas as esferas: municipal, estadual e federal.  Criar a representação de empresários de todos os setores, fortalecendo a musculatura política e econômica da cidade, era o objetivo. 


A primeira reunião acontece em 9 de novembro de 1957, na sede da Sociedade 23 de setembro. A criação foi prestigiada por 46 empresários, sendo que muitos desses fundadores foram, ao longo das décadas seguintes, presidentes, vices, secretários e líderes das classes produtoras de São Bento. Atuaram não apenas na Associação e nas atividades comunitárias, mas também, na política, alcançando o comando da prefeitura, na representação política no legislativo municipal, estadual e federal, e no senado. 


Apesar do entusiasmo do grupo fundadores, a Acisbs manteve suas reuniões em espaços cedidos por terceiros e funcionou por muitos anos sem sede própria. Além da Sociedade 23 de Setembro, as sedes da Sociedade Bandeirantes e no Salão Beckert eram palcos de encontros periódicos.

Década de 60 e 70

Foram marcadas pela conquista da vinda do Banco do Brasil. A classe empresarial se mobilizou para conquistar a ampliação dos serviços bancários. A Associação criou uma empresa imobiliária, doou o terreno para a edificação da primeira agência. Foram cinco anos de luta em busca da unidade, imprescindível para o aumento dos limites de crédito para a cidade. 


Em 72 a Acisbs teve forte envolvimento com as comemorações do centenário de São Bento e as negociações para a cessão de terreno para a futura construção de centros Senai e Sesi continuavam na agenda da entidade. Os trabalhos se prolongaram por quase três anos até que se viabilizou o pleito da classe empresarial. Já os festejos do centenário projetaram São Bento do Sul a ser conhecida como a Capital dos Móveis. O parque de exposições da Exibe 100, montado no terreno das Indústrias Artefama, 82 mil pessoas visitaram. Na época a população da cidade não chegava a 20 mil habitantes. Um evento considerado de sucesso, que trouxe um crescimento impetuoso a São Bento.


Em 78, depois de dois anos de debate, foi criada a comissão pró-construção da sede própria. Não foram fáceis os trabalhos da comissão em razão de novo ciclo de dificuldades na economia brasileira e são-bentense da época. Assim, se arrastariam ainda por 7 anos os entendimentos e a arrecadação de fundos para a construção do prédio na Rua Vigando Kock, atual prédio da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Sendo inaugurada apenas em 1985. Além da Acisbs, o prédio abrigava ainda os sindicatos patronais da construção e do mobiliário, fiação e tecelagem e o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL).

Década de 80

Em 86, a entidade passa a veicular informativo institucional. Também foi realizado concurso para a criação do logotipo da Associação.  Em 87, quando comemorado os 30 anos, foi criada a promoção Empresário do Ano. Foram três edições que tinham o objetivo de reconhecer, estimular e motivar o empresário local. Outra importante participação da Associação se deu na instalação da Fundação de Tecnologia e Pesquisa (Fetep), visando a implantação de um polo tecnológico. Ainda na década de 80, a Acisbs foi incentivadora da vinda da Fundação Educacional da Região de Joinville (Univille).

Década de 90

A Associação teve participação na implantação de um centro de exposições e eventos, inaugurado em 1996. A Fundação Promotora de Eventos – Promosul é um portentoso pavilhão, podendo abrigar até 30 mil pessoas. Com vários auditórios e salas, contém completa infraestrutura e amplos espaços para feiras e exposições. 


Em 1992, foi assinado um importante convênio com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, da Alemanha, o Programa Empreender. Trata-se de movimento relevante das entidades empresariais de Santa Catarina, com a estratégia de reunir grupos de empreendedores por meio de núcleos de atividade, dotá-los de ferramentas e mecanismos de aumento de qualidade e produtividade. Através de cursos, troca de experiências, discussão e solução conjunta dos problemas e desafios abriram caminhos e proporcionaram expressivos avanços nos mais diferentes núcleos de atividades profissionais.


Entre 96 e 98, a sede da Acisbs foi mudada para o endereço atual, no bairro Colonial. Os 40 anos de fundação comemorados em 1997, a entidade verificou a importância de se fazer representar no legislativo estadual, mobilizando esforços políticos-eleitorais na região. No período de 98 a 2000 os esforços também buscavam a implantação da Escola Técnica Tupy e a criação da Sociesc. A partir de 2001, a Acisbs passou a editar o ´Perfil Socioeconômico´ com dados estatísticos e informações gerais sobre história, geografia, educação, saúde, infraestrutura e economia. Em 2016, o perfil passou a ser no formato digital, com a criação do site www.panoramasbs.org.br.

Década de 2000

Entre 2004 e 2006 foi idealizada a constituição da cooperativa de crédito dos empresários do alto vale do rio negro, a SCRcred. Em 2005, é apresentado o primeiro modelo da Incubadora Tecnológica de São Bento, junto a Acisbs. Em 2011, a incubadora passa a ocupar prédio próprio, no bairro Centenário. 


Avanços nos processos de modernização da entidade ocorreu em 2006, com o lançamento do site da Associação e neste mesmo ano, a Acisbs apoia a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codesbs). Completados 50 anos, a Associação troca de nome, seguindo orientação nacional os nomes das associações comerciais e industriais em todo o país passariam a denominar-se de apenas Associação Empresarial. 


De 2008 a 2014 a Acisbs continua o processo de modernização e de inovação nos serviços de assessoria e consultoria aos seus associados. O apoio sistemático aos núcleos multissetoriais, duplicação da BR 280, apoio ao movimento catarinense de excelência, parceria com o Sebrae. Outra iniciativa tem sido a campanha Protocolo de Intenções com os candidatos a prefeito. O documento é elaborado pela entidade desde 2009 e reúne itens com foco no desenvolvimento econômico, no cumprimento do Plano Diretor, mobilidade urbana, saúde, segurança pública entre outras áreas. A Incubadora Tecnológica continua merecendo apoio, acolhendo em suas instalações empresas voltadas à inovação tecnológica.


Voltar
Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - A ACISBS
CHAT
Thats all Fokls