
Perícia e avaliações trabalhistas foi tema de encontro do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho
Na manhã de quinta-feira, 25, aconteceu o encontro dos integrantes do Núcleo de Saúde e
Na noite de ontem (7), a palestra NR 01 e Riscos Psicossociais: A Gestão da Saúde Mental no Trabalho lotou o auditório da Acisbs. Promovida pelo Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação, em parceria com os núcleos de Construção Civil e Responsabilidade Social, a palestra foi conduzida pela psicóloga e mestre em Saúde e Meio Ambiente, Sabrina de Bairros Zancanaro.
Na ocasião, Sabrina abordou as principais mudanças da norma que estabelece as disposições gerais sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil e a saúde mental no trabalho. De forma geral, a principal mudança na NR-1, é a inclusão dos riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), obrigando as empresas a adotarem medidas para proteger a saúde mental dos trabalhadores. Isso significa que as empresas devem identificar, avaliar e controlar esses riscos, como estresse, assédio e sobrecarga, através de ações preventivas, como treinamentos e campanhas de conscientização.
Sabrina trouxe exemplos práticos e destacou a importância das empresas se prepararem com antecedência para as mudanças. “A primeira data prevista para a adequação das empresas era maio deste ano. No entanto, em função da pressão de entidades empresariais e da necessidade de mais tempo para adaptação em âmbito nacional, o prazo foi prorrogado para maio de 2026”, explicou.
Apesar do adiamento, ela alertou para o risco de acomodação. “Muita gente se assustou com a atualização e começou a correr atrás para se organizar. Agora, com o novo prazo, muitos estão deixando para depois novamente. Mas é muita coisa para adaptar. Minha dica é: não deixem para a última hora. Aproveitem esse tempo extra para se organizarem com calma e de forma eficiente”, reforçou.
A palestra promovida pelos Núcleos reforça a preocupação da Acisbs com os temas atuais e com a atualização dos associados e da comunidade em geral.

Na manhã de quinta-feira, 25, aconteceu o encontro dos integrantes do Núcleo de Saúde e

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lança nesta sexta-feira, 26/6, durante o

Na quarta-feira, 24, integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de São Bento