Criado em dezembro de 2020, o Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) reúne sete cooperativas de diferentes segmentos. Tem como principal objetivo difundir e fortalecer o cooperativismo e como propósito promover a intercooperação com o interesse na comunidade, entendendo que assim proporciona o crescimento do cooperativismo com um todo.
O Núcleo Regional de Cooperativas é guiado por princípios que expressam objetivos e compromissos com a comunidade e o cooperativismo.
“Missão: Fortalecer o compromisso e a colaboração entre os membros do núcleo, promovendo o cooperativismo como ferramenta de integração, participação e desenvolvimento social. Estimular a sustentabilidade, o engajamento com a comunidade e a construção de um futuro mais justo, solidário e inclusivo para todos.”
“Visão: Construir uma rede de cooperação sólida e engajada, onde o núcleo atue como referência em comprometimento, solidariedade e apoio mútuo, sendo ativo nas comunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico com democracia e conexão”.
“Valores: Intercooperação, Responsabilidade, ética, Transparência, Inovação, Comprometimento, Associativismo e Representatividade.”
DIA C (Dia de Cooperar)
É uma iniciativa nacional do cooperativismo que promove ações voluntárias em prol do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável das comunidades.
Nos anos anteriores, as cooperativas das cidades de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul desenvolveram a Campanha Solidária de Arrecadação de Alimentos, beneficiando diversas entidades com as doações.
Neste ano, dando continuidade ao compromisso das cooperativas com a responsabilidade socioambiental, a ação teve como foco o cuidado com o meio ambiente. Sendo realizado no dia 30 de agosto de 2025, o plantio de árvores nativas e frutíferas em espaços públicos, simbolizando a intercooperação e a responsabilidade de um futuro mais sustentável, sendo 20 em São Bento do Sul, 10 em Campo Alegre e 10 em Rio Negrinho.