Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Case empreendedor é tema de palestra na Semana Estadual dos Núcleos

Na Semana Estadual dos Núcleos, o Conselho dos Núcleos da Acisbs realizou a palestra com o tema ‘A importância do Associativismo e o Impacto dos Núcleos Empresariais’, com Daniel Correia Luz, proprietário da Tendência & Design, sócio-fundador da Rede FitLand, presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Tijucas e conselheiro do CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 11/08, ao vivo, no canal da Acisbs no Youtube.

 

Daniel iniciou palestra dizendo que não veio ensinar nada, e sim, compartilhar sua história e falar em que momento o associativismo entrou nos seus negócios. “Nasceu um empreendedor em 1988, quando ainda criança, minha mãe me fazia vender roupa de porta em porta, além de orelha de gato, picolé e pão. Eu tinha que ajudar em casa. Minha mãe é sacoleira até hoje, meu pai falecido era policial, ganhava ainda menos do que atualmente”, relembra. Ele conta que nunca passaram dificuldades, mas a fase foi bem marcante.

 

O empresário falou da passagem pelo Colégio Agrícola em 1996, quando tinha 13 anos; em 98 se tornou assador de carne em uma churrascaria, com duas folgas ao ano; em 2001 passou a ser vendedor em uma loja de revestimento; e com 22 anos teve uma dívida de R$ 30 mil, que teve que se desfazer de moto, bicicleta e outros bens para conseguir liquidar. “Eu levantei a cabeça e descobri que estavam precisando de um vendedor em uma revenda de doces”, conta. Como não tinha bicicleta e nem moto para trabalhar, convenceu o dono a financiar uma Biz para que pudesse trabalhar. “Eu chegava a atender 92 clientes por dia”. Depois comprou uma lan house e vendeu tempos depois, na sequência, abriu uma loja de presentes em Tijucas, ele um sócio, com quase nada de recursos, sendo o primeiro a vender Cacau Show na cidade, mas quebrou novamente. Voltou para o ramo de mosaico com a Tendência & Design.

 

No segmento de suplemento alimentar, Daniel começou a atuar por influência da namorada, que comprava os produtos na internet. Criaram um e-commerce e após buscar as novidades do setor em uma feira no Rio de Janeiro, decidiram abrir a loja física, a primeira loja container do Brasil. Hoje, a Fitland virou franquia e conta com quase 30 lojas em diversas cidades.

 

No associativismo, sua experiência teve início no Núcleo de Jovens, fundado por 25 empreendedores. A partir deste momento, visitas técnicas e muito networking foram realizados. Foi de uma visita técnica na Italínea, que Daniel inaugurou duas lojas da marca na região.

 

Se reinventou no segmento de cerâmicas e passou a fabricar nichos, bancadas e outros produtos em porcelanato, e passou a exportar para oito países, expor na Casa Cor, participar de feiras internacionais e atender lojistas, arquitetos e consumidor final.

 

Sua trajetória no associativismo foi ampliada passando a integrar cargos no Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), na Federação das Associações Empresariais (Facisc), além de cargos no Núcleos de Jovens de Tijucas, na Associação e na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).  “Não existe ciência exata no associativismo. Não adianta querer viver de uma engrenagem, de uma geração de negócios ou de um relacionamento. Eu conheci meus dois sócios no associativismo e muitas pessoas estão me abrindo portas. E isso não tem como mensurar, dizer quanto vale”, destacou.

 

Daniel falou aos participantes das oportunidades, de aproveitar e entrar nas portas que se encontram abertas, participar por querer dar certo, por querer um bem maior e assim, as coisas vão acontecendo naturalmente.

 

A palestra completa está disponível no canal da Acisbs no Youtube.

 

Semana dos Núcleos – É a promoção das atividades e resultados dos Núcleos Empresariais Catarinenses organizado pela Facisc, compartilhando suas experiências com outros empresários e reconhecendo as boas práticas promovidas pelo associativismo no estado. A última edição (2020) contou com 5 lives na programação estadual, que somam mais de 1.000 visualizações, além da participação de 45 Associações, que promoveram 166 atividades realizadas virtualmente, em sua maioria. O evento impactou diretamente 4.902 empresas em todo o estado.

 

Fórum de Turismo – os Núcleos da Acisbs optaram em realizar a Semana dos Núcleos no mês de aniversário da Acisbs, em novembro. No entanto, realizaram esta palestra e estão apoiando a primeira edição do Fórum de Turismo do Planalto Norte Catarinense, que acontece na segunda-feira, 16 de agosto, na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho. O evento abordará ações para o desenvolvimento de viabilidades turísticas e a geração de negócios. O evento contempla almoço, coffee break, painel e sessão de negócios Sebrae. O valor da inscrição é R$ 80,00 e pode ser feita em https://www.acirne.org.br/agendas/semana-nucleos-forum-de-turismo/

Confira os mais recentes