
Linhas de crédito do BRDE: atendimento disponível para empresas
No dia 7 de fevereiro, empresários e empreendedores terão a oportunidade de conhecer as linhas
Na noite de terça-feira, 29, empresários participaram da solenidade de lançamento da Cidade Empreendedora, uma iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul e do Sebrae SC, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae SC, reúne 34 soluções que serão implementadas na cidade ao longo de dois anos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adelino Denk, o município está dando um enorme passo para transformar a realidade econômica, trazendo visão estratégica de longo prazo e possibilidades na estruturação do plano de desenvolvimento econômico sustentável, ultrapassando mandato e gestão. “O emprego não virá mais em quantidade suficiente dos grandes empreendimentos e as cidades necessitam investir imediatamente em estratégias inteligentes para apoio ao empreendedor local” destacou. Conforme o secretário, 93% das empresas de São Bento são de pequeno porte, o número de Empreendedores Individuais cresceu 33% de janeiro a julho de 2017 em relação ao período de 2016.
O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, disse que o crescimento sustentável, liderança e preparação de jovens para o empreendedorismo devem ser as principais metas deste programa. “O objetivo principal deverá ser a busca em fazer o poder público e o setor privado andarem de mãos dadas”. Jonathan ainda destacou que “para nós empresários, o que mais desanima quando precisamos do setor público são as burocracias. Não pelas exigências em si, mas pela demora de informações e a falta de planejamento do setor público. Quando o empreendedor está tentando abrir uma nova empresa, sempre está faltando alguma coisa, mesmo quando já levamos tudo o que foi solicitado” desabafou.
Jaime Arcino Dias Júnior, coordenador Regional Norte no Sebrae SC, destacou que o Brasil vive um momento onde tem que se fazer muito mais com muito menos recursos e falou do ambiente favorável que São Bento do Sul oferece para potencializar o empreendedorismo. “Nós sabemos do dinamismo econômico do município, da vocação empreendedora. Para muitas cidades, São Bento do Sul é modelo, então não queremos vir aqui ensinar a ser empreendedor, mas sim, facilitar o processo” frisou.
Quando apresentado o programa, o analista técnico do Sebrae, Edgar Macedo Junior, falou que há ações de curto, médio e longo prazo, com acompanhamento on line dos projetos. Serão mais de 3 mil horas de consultoria, na execução de 34 soluções e 400 intervenções no município. “Todas as secretarias municipais e o gabinete estarão envolvidos, com a participação de 20 consultores, com especialistas para cada eixo”, contou. O programa inicia com os estudos, planejamento e monitoramento.
O projeto Cidade Empreendedora, segundo Adelino, se chamará daqui para frente São Bento Empreendedora, com a criação de marca própria, em desenvolvimento, visando identidade e visibilidade para toda a comunidade empreendedora.
Cidade Empreendedora – tem o objetivo de transformação local com a implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.
Entre os benefícios oferecidos pela instituição às prefeituras está o melhoramento do ambiente de negócios e a promoção de políticas públicas para os pequenos negócios; o desenvolvimento econômico local e a potencialização e institucionalização da Lei Geral; a promoção de um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral; a criação de políticas estruturantes de desenvolvimento; a disseminação de políticas nacionais em âmbito local e o estímulo do protagonismo local.
Um dos destaques do Programa é o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que vai preparar as crianças de hoje para possuírem, no futuro próximo, uma visão empreendedora, não só dos negócios, mas da vida. As atividades serão realizadas com alunos do primeiro ao nono ano, cada um com uma temática específica. Eles terão também noções de cidadania e ética, que são aspectos muito importantes que têm de ser levado para o futuro. No final de cada ano letivo, ocorrerá a Feira do Empreendedorismo na Escola nas escolas municipais.
Outra vantagem que está prevista no programa é a desburocratização. Esta ação servirá para agilizar os processos municipais para assim atender melhor o empreendedor. Em São Bento do Sul, vinte e dois consultores trabalharão durante a duração do contrato para a implantação do Cidade Empreendedora, onde será desenvolvido um planejamento estratégico para o município, integrando plano de desenvolvimento econômico com o envolvimento de todos os agentes de desenvolvimento local, como associações, instituições, universidades e Fetep.
No dia 7 de fevereiro, empresários e empreendedores terão a oportunidade de conhecer as linhas
As vagas para a 1ª turma do curso “Comunicação e Oratória”, ministrado pelo professor Lúcio
Você já refletiu sobre como o atendimento ao público faz parte do nosso dia a
Contatos Gerais: