Alunos do Geração Empreendedora apresentam suas empresas
Na tarde de ontem (2), os alunos do Geração Empreendedora realizaram a apresentação das empresas
Movimento estadual de jovens empreendedores com maior abrangência em número de núcleos no Brasil, o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), cresceu 60% nos últimos seis anos, passando de 45 para 75 núcleos de jovens em 12 regionais do Estado. Braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o CEJESC abrange mais de 1,5 mil jovens empreendedores catarinenses e tem como valores o relacionamento, a capacitação, a representatividade e o fomento ao empreendedorismo.
Os resultados obtidos de 2013 para cá foram apresentados pelo então consultor do CEJESC, Giovane Ferreira Pereira, durante a 163ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho, realizada nos dias 13 e 14 de junho, em Treze Tílias. Na mesma data em que completou seis anos frente à pasta, ele anunciou sua saída do CEJESC e destacou os principais pontos de sua trajetória no movimento jovem.
Expansão do movimento e estruturação interna – Além do crescimento no número de núcleos e a consequente ampliação da capilaridade do Conselho, o consultor destaca como principais resultados a estruturação de todos os processos internos do CEJESC e o alinhamento com as diretrizes da FACISC. “Em 2013, o Conselho estava em um processo ainda de consolidação, mas muito voltado para si. Atualmente, está muito mais voltado para os núcleos, pois todos os projetos foram direcionados para que a realização fosse na base, ou seja, nos núcleos”, comenta Giovane.
Algumas das melhorias implementadas foram a estruturação das pautas – tanto das AGOs quanto das reuniões de diretoria do CEJESC –, a criação de procedimentos operacionais, o planejamento estratégico e o programa Gestão à Vista, com o acompanhamento e a mensuração de resultados do trabalho de toda a diretoria. “Dentro da lógica de trabalho, precisamos ter fatos e dados. O CEJESC tinha muitos fatos e poucos dados. Hoje, temos o mapeamento de vários indicadores, desde o número de núcleos até o número de lideranças formadas. O Gestão à Vista possibilitou um acompanhamento semanal da execução do planejamento estratégico. Além disso, replicado para os projetos, resultou numa maior mensuração dos resultados alcançados”, explica.
Com a expansão do movimento por todo o Estado, também ampliou a participação dos nucleados nas assembleias do Conselho. Em 2019, a média é de 212 inscritos, enquanto, em 2014, era de 109 jovens presentes.
Um legado para a história do Conselho – De acordo com Giovane, o grande aprendizado desse período foi constatar o quanto o empreendedorismo e o associativismo contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado. “Com o CEJESC, tive a oportunidade de conhecer 70 cidades sedes de AGOs, todas com as suas particularidades, suas belezas e sua importância no contexto econômico. Se considerar as cidades por onde passei, creio que conheci cerca de 210 municípios”, enfatiza.
Segundo ele, foram mais de 44,5 mil quilômetros percorridos dentro do Estado somente para participar das AGOs. Nas lembranças, uma coleção de crachás e mais de 2,2 mil contatos na agenda. “A convivência com os jovens empreendedores, o acesso a informações de negócios e a amizade desenvolvida me proporcionaram adquirir conhecimentos imensuráveis. Tenho certeza que o conhecimento é o que levo para os próximos desafios, porque conhecimento ninguém consegue tirar da gente”, acredita o consultor.
Na visão do presidente do CEJESC, Marcos Roberto Stumpf, uma entidade só é capaz de crescer quando tem seus indicadores delineados e pessoas engajadas em fazer a diferença. “Durante seis anos, tivemos a sorte de contar com o Giovane para ambas as tarefas, pois, além de melhorar projetos de gestão já existentes e nos ajudar a desenvolver novos, o comprometimento em tornar nosso Conselho mais forte só reforça a pessoa e o profissional excepcional que ele é. Com certeza, seu trabalho como consultor fez a diferença para o crescimento do CEJESC”, pontua.
Jonny Zulauf, presidente da FACISC, avalia que os resultados reforçam a importância de uma gestão organizada, planejada e, principalmente, orientada. “O crescimento do CEJESC é algo extremamente positivo para todo o Sistema FACISC, pois o engajamento dos jovens no nosso hub empresarial nos dá a certeza da continuação do associativismo como caminho para o crescimento empresarial e o desenvolvimento do Estado”, afirma.
Até a próxima AGO, marcada para os dias 18 e 19 de julho, em Concórdia, a FACISC deve nomear o novo consultor do CEJESC.
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