Notícias e artigos

Diálogos Institucionais com Ricardo Roesler – ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC)

Ricardo Roesler fala de inovação e combate à pandemia

 

São-bentense presidiu o TJ durante a crise do coronavírus

 

Na segunda edição dos Diálogos Institucionais da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), o convidado foi o desembargador Ricardo Roesler. O magistrado, natural do município, presidiu o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC) em um dos períodos mais desafiadores da história, a pandemia do coronavírus. Recebido pelo empresariado para falar sobre essa experiência, Roesler explanou sobre como conduziu o Judiciário catarinense neste momento e ainda como realizou inovações nos processos deste Poder. 

 

O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, que passou por procedimento cirúrgico na data da ocasião, foi representado pelo assessor jurídico da entidade, Jonny Zulauf, que apresentou o são-bentense. “Dr. Ricardo José Roesler iniciou sua carreira como advogado em São Bento do Sul, após isso optou pela magistratura, atuando em diversas cidades do estado. Nessas vivências todas ele acumula uma experiência fantástica para estar aqui nos prestigiando com sua presença. Por méritos valores e dedicação alcançou o cargo eletivo de presidente do TJ”, pontuou Zulauf.

 

O advogado ainda citou a constante presença do convidado em causas que vão além da atuação como juiz de direito, citando o engajamento de Roesler em causas corporativas, sociais e de cidadania. “Presidiu, por exemplo, o Tribunal Eleitoral, participou de outras entidades a nível nacional dentre inúmeras ações. É uma trajetória maravilhosa, que o fez brilhar para nosso orgulho, enquanto cidadão daqui”, enalteceu o anfitrião. 
Ricardo Roesler abriu sua falando reforçando a identificação com a cidade e ressaltou a realidade de presidir o TJ-SC. “Foi uma experiência que me trouxe muito aprendizado, sem dúvida. Vivi momentos de muita intensidade, mas também de muita tensão. Sempre tive muita atração pelo lado administrativo, pelo olhar da gestão dentro de um gabinete de magistrado e isso é muito importante para poder dar vasão à grande demanda”, explicou. 

 

GOVERNANÇA

 

Algumas mudanças foram relevantes na gestão do são-bentense, que implantou um novo modelo de governança. “Fiz um trabalho muito intenso de governança junto à minha equipe. De gestão empresarial dentro de uma instituição pública. Um tanto difícil, mas nada é impossível. O orçamento de 2020 nos foi recebido com um contingenciamento de despesas e a instituição com um novo modelo de governança, que agora está cravado e aprovado pelo Conselho da Magistratura pelos próximos 10 anos”, colocou o palestrante.

 

PILARES

 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem em seu DNA três pilares que fundamentam suas ações e plano de trabalho, sendo eles Integração, Informação e Inovação. Completando 130 anos e contando com mais de 10 mil colaboradores no estado, o TJ realizou uma intensa transformação tecnológica através da digitalização de processos, desenvolve programas sociais e moderniza a atuação jurídica, se tornando referência nacional. “Inovar é criatividade, e saber aproveitar os recursos da atualidade”, destaca o desembargador.

 

PANDEMIA

 

Em um dos tópicos levantados em sua fala, Roesler comentou que há exatos dois anos da sua participação nos Diálogos Institucionais, viveu um dos atos mais marcantes de sua carreira. “Estávamos junto ao governador e demais atores para iniciar o combate à crise do coronavírus e nos meus 34 anos de magistratura, falei ao governador que não tinha experiência alguma naquele tema. Mas naquele momento a saúde dos servidores e de todos era nossa prioridade”, concluiu, lembrando que em apenas quatro dias o funcionamento do Judiciário já estava estruturado no novo modelo e obteve extremo sucesso.

Confira os mais recentes