Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Diretoria e prefeito reunidos na Acisbs

No final da tarde de terça-feira, 26, a diretoria da Associação Empresarial (Acisbs) se reuniu com o prefeito Fernando Tureck, na entidade. No encontro foram tratados temas como arrecadação municipal, saúde, licenciamento ambiental, saneamento básico, transporte coletivo, plano diretor entre outros. O objetivo foi obter mais informações a respeito dessas áreas. “Agradecemos a vinda do prefeito e as informações aqui trocadas para que juntos, entidade representativa que somos e poder público, trabalharmos pelo bem do nosso município” destacou o presidente Mário Nenevê.

O prefeito em sua fala, e em resposta aos questionamentos dos diretores da Acisbs, falou que a capacidade de investimento do município, é de apenas 5% do orçamento. O que implica na dependência de recursos oriundos dos governos estadual e federal. Em termos de licenciamento ambiental, o Tureck anunciou que pequenas situações como cortes de determinadas espécies de árvores e instalação de tubulação já estão sendo autorizadas via município.

???Abertura de empresas – os diretores questionaram a respeito da demora no processo de abertura de novas empresas, que tem demorado, em média???, ??? um mês. Inclusive esse tema vem sendo discutido no Núcleo de Contabilistas da Acisbs, que relatam que os profissionais ???têm encontrado dificuldades no processo. Já foram realizadas outras reuniões com o prefeito e os diretores do departamento, mas as dificuldades ainda continuam.

Transporte coletivo – quanto ao processo de concessão da nova empresa responsável pelo transporte no município, o prefeito disse que há interesse de empresas de fora da cidade, até de outro estado. E que segundo uma nova instrução normativa do Tribunal de Contas sobre concessões, ??? ??????desde março está bem mais exigente???. O contrato atual será renovado pelo período até que se concluía todo processo de concessão. “No novo projeto de lei há itens sobre idade da frota, acessibilidade e bilhetagem eletrônica” contou.

Plano de diretor – em andamento, as etapas de revisão do Plano Diretor estão sendo realizadas??? com a consultora da Associação de Municípios (Amunesc). “Estamos contando com o apoio de profissionais especializados” frisou o prefeito. E completou dizendo que, um termo de convênio, via Amunesc, será firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para realização de uma pesquisa e estudo sobre a mobilidade urbana da cidade.

Codesbs – o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codesbs), que tem como presidente o empresário e diretor da Acisbs, Evandro Muller de Castro, também foi pautado na reunião. Ele disse que o objetivo do Conselho é sugerir ao executivo, melhorias para o desenvolvimento do município. E reforçou que para melhor atuação é necessário um maior engajamento do poder executivo.

Polícia Militar – outro tema em pauta foi a redução do efetivo da Polícia Militar no município que atualmente é de 1 policial para 1.139 habitantes, sendo que o ideal é 1 para 700. O efetivo não teve nenhum aumento nos últimos cinco anos. A Polícia Militar conta com um efetivo de 71 policiais, sendo que em 2003 já chegou a 155. A situação preocupa e deverá ser debatida entre executivo e entidades de classes, junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado, em agenda ainda a ser marcada.

Promosul – a utilização do espaço da Promosul também foi lembrada, e as empresas buscam ajustes quanto à cobrança do IPTU, visto que a entidade é uma fundação sem fins lucrativos. O prefeito destacou que uma forma de abatimento do valor já existe desde que o espaço seja cedido para eventos comunitários. Mas que o tema precisa de uma melhor análise por parte do executivo quanto às questões jurídicas.

Confira os mais recentes