Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Empresários conhecem detalhes da Rede de Investimentos Anjo

Empreendedores com modelos de negócios voltados principalmente a inovação tem a oportunidade de concretizar as atividades por meio de rede de investidores. Na quinta-feira (03), empresários da região conheceram o modelo da Rede de Investidores Anjo SC (RIA) que visa atrair e conectar investidores no Estado e aproximá-los de empreendedores que buscam apoio para seus negócios de base tecnológica.

O economista, Marcelo Cazado, líder regional RIA/SC Anjos do Brasil, diretor executivo da Floripa Angels, gestor de negócios do Fundo Criatec para Santa Catarina, com MBA em finanças pelo IBMEC e mestrado em Development Economics na University of Sussex no Reino Unido, apresentou as informações. "Os investidores buscam empresas com propostas inovadoras, nada muito óbvio, ou fácil de copiar, buscam negócios com diferenciais para aplicar capital", explicou.

Segundo Marcelo, a rede existe justamente para potencializar ainda mais os negócios. "Investir sozinho acaba sendo caro e muito arriscado, em grupo se torna mais interessante", disse. Os potenciais negócios são apresentados aos investidores em evento específico pelos empreendedores com oportunidade de iniciar a parceria.

Cazado destacou ainda dados sobre o empreendedorismo no Brasil em comparação com alguns outros países mais desenvolvidos. "Na Índia, China, Alemanha e Estados Unidos, 40% dos novos negócios são inovadores, enquanto no Brasil a taxa é de 1%, ou seja, criamos muitos negócios parecidos com o mesmo propósito", divulgou. O economista comentou que em se tratando de ambientes favoráveis ao empreendedorismo, o Brasil fica na centésima colocação do ranking mundial.

Em um ano, localizada em Florianópolis, a RIA organizou quatro fóruns de investimentos, resultando em 16 startup selecionadas. "Nosso foco é encontrar empresas que possamos investir", acrescentou. O evento de aproximação foi realizado pela Acisbs em parceria com a Fetep.

Fotos: Luciane Nagorski Augustin

Confira os mais recentes