Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Escola de Sucessão Empresarial é lançada em Santa Catarina

Um dos maiores desafios das empresas familiares, além de todos os que todas as empresas têm, é a sucessão. Apenas 1,5% das empresas familiares chegam até a quarta geração. Apenas 12% sobrevivem a primeira. Por conta disso, a Fundação Empreender, braço técnico da Facisc, lançou a Escola Internacional de Sucessão em evento realizado e transmitido pelo YouTube, na quinta-feira, 29 de outubro. A escola está sediada em Joinville e sua atuação será nacional e internacional. A Acisbs recebeu associados de empresas familiares para o lançamento e aproveitou a ocasião para divulgar o programa na cidade.

 

O presidente da Fundação Empreender, Ciro José Cerutti, explica que a sucessão empresarial está no DNA da Fundação. “A Fundação existe há 28 anos, sua base é a criação de projetos para as Associações Empresariais, empresários e para o fortalecimento das empresas como um todo, e está em acordo ao fundador José Henrique Carneiro de Loyola”. A Escola pretende ajudar os fundadores a pensar na perenidade dos seus empreendimentos, principalmente das empresas de pequeno e médio porte que precisam pensar na sucessão.

 

O empresário Bruno Ferrari Salmeron, que tem 16 anos de experiência em empresas familiares, é coordenador do capítulo Santa Catarina, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ele faz parte da terceira geração de família empreendedora e a primeira geração da família no Brasil. “A verdadeira governança começa na família. É a governança com simplicidade, voltada ao estudo”.

 

Consultor internacional na área de Governança Corporativa, o professor Luís Lobão, faz parte de 10 conselhos de empresas familiares, explicou que não há empresas de sucesso com problemas familiares. “A Fundação Empreender conseguiu trazer para empresas de micro, pequeno e médio porte, uma solução que até então era realidade de grandes empresas”.

 

Pesquisas revelam que 65% das empresas que são engolidas pelo mercado possuem problemas sucessórios, pessoais e financeiros. A empresária Maria Regina de Loyola Rodrigues, explica que a situação é preocupante, ainda mais em cenários cada vez mais desafiadores. “Faço parte de uma família empresária que está preparando a sua sexta geração, e faz parte de uma minoria. Sabemos que o processo de evolução e perpetuação da empresa familiar passa pelo planejamento da sucessão”.

 

O objetivo do Programa de Sucessão Empresarial é preparar as empresas para os desafios peculiares que se apresentam, assegurando que o legado criado pelo fundador se perpetue com o sucessor, e as empresas possam ter a segurança necessária no momento da transferência da liderança. “O fundador cada vez mais passa a assumir um papel de coach do sucessor, formando novos líderes capazes de lidar com os desafios peculiares das empresas familiares”, detalha a presidente da Cia. Fabril Lepper.

 

O objetivo da Escola é dar sustentabilidade e perenidade às empresas familiares, incentivando ações como meritocracia, senso de legado e práticas estruturadas de governança. Entre os diferenciais da Escola Internacional de Sucessão Familiar estão: professores renomados, com grande experiência em governança familiar, um programa prático voltado para empresas que desejam se perpetuar e aprimorar o modelo de governança familiar. Além disso, o modelo permite trabalhar simultaneamente com o sucessor e o fundador, assim os participantes têm um projeto alinhado com os seus desafios organizacionais.

 

O programa tem nível internacional por contar com professores do Brasil e do exterior. Inicialmente, o projeto contemplará as cidades de Joinville, Mafra, Guaramirim, Rio do Sul e São Bento do Sul, através das associações empresariais, e deve se expandir para outras cidades e regiões.

 

O presidente eleito da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, agradeceu a todos os participantes presenciais e online, destacou a parceria e apoio da ACIJ e antecipou o que sua gestão apoiará a iniciativa da Fundação Empreender. “Podem ter certeza de que terei o maior empenho e dedicação para o bom andamento do projeto”, concluiu.

 

Apresentação – nesta quinta-feira, dia 05, às 19 horas, a Acisbs recebe associados e empresas interessadas para uma apresentação detalhada do programa pelo representante da Fundação Empreender, André Garcia. Mais informações: tassiana@acisbs.org.br ou 99275-8809.

Confira os mais recentes