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Estratégias comerciais, economia e marketing digital em destaque na Convenção das Soluções

Como na edição anterior, a Convenção reforçou este ano a tese de que uma equipe bem integrada pode ir além dos resultados. Seguindo esta linha, os conhecimentos foram intensificados de acordo com cada área, nas trilhas voltadas para as áreas de Gestão, Negócios e Marketing.

Essencial para a sustentabilidade das associações, a área comercial foi o foco da trilha “Melhores estratégias e técnicas para desenvolvimento do Agente Comercial”.

Graduada em Psicologia e em Comunicação Social, Desirée de Souza Freccia, apresentou pontos essenciais para o desenvolvimento da área comercial, como por exemplo, a necessidade de se ter procedimentos. “A vida é feita de planejamento que precisa ser combinado com ações e práticas diárias que nos coloquem em ação”, destacou a palestrante.

De acordo com a especialista, procedimento na área comercial são duas coisas: carteira de clientes e aproveitamento. “Não adianta ter um super CRM se ele não for atualizado e relacionamento é a palavra chave, pois antes do quarto contato é muito difícil alguém fechar negócio contigo”.

Desirée destacou que ter uma boa carteira de clientes é ter ações de prospecção, e relacionamento com os ativos e inativos. “As empresas que mais crescem nos EUA são as que mais movimentam o CRM, pois tem que haver ação e movimento. O aproveitamento sempre será fruto da produtividade”, ressaltou.

A Trilha de Gestão foi voltada diretores e executivos das associações empresariais e trouxe informações estratégicas para a tomada de decisões em 2018. O economista da Boa Vista/SCPC, Flávio Calife, falou sobre o que esperar do cenário econômico para 2018. Um dos dados interessantes apresentados foi em relação ao endividamento das famílias. “O endividamento das famílias é menor que últimos 10 anos, mesmo com a crise econômica”, explicou.

O economista falou que este ano tende a aumentar o consumo e consequentemente a recuperação de crédito.

A Trilha de Marketing foi dirigida para assessores de Marketing e Comunicação. André Bernert, CEO e Head de Transformação Digital da Clint Digital. A palestra teve como tema “Insights sobre como melhorar a performance da sua atuação de marketing. ele falou sobre a relevância da presença digital. “Se seu site é ruim, sua empresa é ruim”, constatou. Também destacou a importância do planejamento para alcançar resultados significativos na internet. “Quando o recurso é pequeno, é preciso focar bem na estratégia de valor que a associação empresarial quer entregar, ter paciência e disciplina para alcançar bons resultados”.

O evento conta com o patrocínio da Boa Vista SCPC, Cartório de Protestos, Convcard, BRDE, BADESC, e Certisign. Também conta com o apoio do Al Invest, Celesc e Fadel Palestrantes.

Al Invest

A Convenção das Soluções Empresariais da Facisc conta com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

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