Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Estudantes do Geração Empreendedora recebem empresários e conhecem suas histórias

Os estudantes do programa Geração Empreendedora participaram da segunda capacitação na quinta-feira, 20, na Associação Empresarial (Acisbs). Além dos conteúdos já programados, os alunos receberam a equipe da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) na abertura das atividades. O presidente da Acisbs Jonathan Roger Linzmeyer e o empresário e coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Nicolas Seitti Inoue, falaram de associativismo e das suas histórias empreendedoras.

 

Nicolas relembrou com os estudantes que iniciou seu negócio com R$ 300,00 e mais a confiança de fornecedores. “Lembro que com o dinheiro comprei as embalagens e o que era necessário para remeter os primeiros produtos aos clientes. Já a matéria-prima e outras demandas foram possíveis por meio da confiança dos fornecedores”. Nicolas é proprietário da Deaço e da Black Wolf Fitness. Ele lembra ainda, que todo início é complicado. “O primeiro mês vendi três produtos, no segundo seis e no terceiro evolui para 60. É necessário analisar o mercado para planejar as estratégias comerciais” dispara. Também, em sua apresentação, Nicolas destacou a importância do associativismo nos negócios. “Com o associativismo é possível multiplicar forças. Os relacionamentos e a rede de contatos são fundamentais para alavancar um negócio”.

 

O presente Jonathan, além de apresentar o vídeo institucional da Acisbs e presentear os alunos com exemplares do livro ‘Um legado à posteridade’, que conta a história dos ex-presidentes da entidade, falou do voluntariado no associativismo e contou trechos da sua história empreendedora. “A minha primeira empresa não teve vida longa. Já a minha empresa atual, que é a realizadora da Feistock, possui 14 anos. Os altos e baixos são comuns na vida de um empreendedor, mas é preciso crescer com os erros para continuar evoluindo profissionalmente” disparou.

 

Os multiplicadores Marlize Beatriz Conte, do Núcleo da Mulher Empresária, e Leonardo Celeski, do Núcleo de Jovens Empreendedores, criaram códigos para serem praticados pelos alunos, o primeiro deles é o cumprimento Eu dou Exemplo, o segundo fazer elogios, e por fim, trocar de lugar durante as capacitações para se relacionar e ampliar a rede de contatos.

 

Para o aluno Ruan Vitaczik, que quer cursar engenharia mecânica, a oportunidade de participar do Geração Empreendedora é gratificante. “Estou conseguindo conhecer mais o mundo empresarial e ter como exemplos os próprios empresários são-bentenses” contou. Já a aluna Leslen Zimmermann Jungles dos Santos, que pretende seguir para a área de comunicação, a experiência é única e deve ser muito aproveitada. “Estou me autoconhecendo e descobrindo novos caminhos a seguir na vida profissional”.

 

A próxima capacitação acontece na quinta-feira, 24, sendo a última dessa etapa. A segunda etapa será a mentor team, que aproxima ainda mais estudantes dos empresários. Mas, para participar de um dia com um empresário de sua área de preferência, é necessário gravar um vídeo e encaminhar para a Facisc.

 

Geração Empreendedora – com o objetivo de despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio, o Geração Empreendedora visa criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Neste ano o programa acontece em 21 cidades de Santa Catarina e está na quarta edição. Já atendeu mais de 800 estudantes no Estado.

Confira os mais recentes