Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Núcleo de RH aborda pesquisa de clima mais dinâmica e eficiente

No encontro mensal do Grupo de Administradores de Recursos Humanos (Garh) da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), realizado nesta quinta-feira, 20, os participantes reavaliaram a ferramenta de Pesquisa de Clima aplicada nas empresas. A psicóloga, Gislaine Eckstein, apresentou um formato de abordagem mais direcionado, que, segundo ela, identifica mais fielmente a realidade sobre a visão do colaborador.

Em sua análise, o questionário entregue ao funcionário com o objetivo de levantar informações sobre o clima organizacional pode ser facilmente corrompido. "Em algumas situações o questionário impresso é entregue para o funcionário, que pode devolvê-lo dias depois. Essa atitude possibilita muitas formas de respostas", alertou Gislaine, reforçando que perguntas prontas podem muitas vezes induzir as respostas.

A nova proposta prevê uma análise muito mais intensa, identificando as reais dificuldades de relacionamento no trabalho e cooperação. "Nós da psicologia organizacional já utilizamos há algum tempo, e visa identificar e questionar o padrão de comportamento", explicou Gislaine. Nessa metodologia, o colaborador é entrevistado pelo psicólogo da empresa, ou terceirizado, e também busca provocar a autorreflexão. "Com o novo conceito, eles são instigados a pensarem nas atitudes, suas e dos demais, e consequentemente ocorre a autoanálise", completou.

Confira os mais recentes