Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Presidentes e representantes da Associações se reúnem em Campo Alegre

Em mais uma reunião regional da Facisc Planalto Norte, desta vez em formato presencial, os presidentes e representantes das Associações Empresariais se reuniram em Campo Alegre, na noite de quarta-feira, 03/11. O encontro aconteceu no Café do Campo e na pauta foram abordados temas de interesse empresarial, como turismo regional, Pacto pela Inovação e projeto do Hemosc Planalto Norte.

 

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Aciaca, Ingo Rusch Alandt, que destacou que os encontros de líderes são sempre profícuos, com a busca do bem comum. “Ouvimos, trocamos e compartilhamos ideias e ensinamentos, o desenvolvimento do nosso ser empreendedor e do senso de associativismo”, destacou.

 

Participou do encontro, a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Samille Kestering Neumann, para falar da regionalização do turismo. Ela destacou o Caminho dos Príncipes, que contempla a Estância da Governança, um espaço para discutir o tema e suas ações. Também, falou da importância do Circuito das Araucárias, que no período de 2017 a 2020, recebeu 500 cicloturistas por ano. E no primeiro semestre de 2021, já contabiliza 1.000 cicloturistas.  Em 2022, o Circuito completa 10 anos, e comemora a criação do Circuito das Araucárias Caminhantes, e em fase de projeto, o Circuito Off Road. A secretária ainda citou a ação Acolhida na Colônia, que foi criada em 2018, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar e evitar o êxodo rural; assim como, a marca regional Destinos do Quiriri, criada em 2019.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Bauer Tamanini, participou do encontro e falou do Pacto pela Inovação, assinado em outubro de 2021, por 22 entidades. “Nós fizemos um caminho inverso, mesmo sem contar com a estrutura física, criamos o ecossistema para fomentar a notoriedade e dar protagonismos para as ações de inovação, sem barreiras institucionais”, contou. Fazem parte do Inova Planalto Norte 49 atores e em breve atingirá 70 participantes, que já estão sendo envolvidos nas discussões nos grupos de trabalho nas áreas: inovação, informação e governança. “O objetivo é criar uma proposta de valor”, argumenta. Conforme Andréa, de 2020 até agora, já foram impactadas 1.123 pessoas em 15 eventos realizados.

 

O cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Rodrigo Bornholdt, também participou da reunião e deu um panorama da relação entre os dois países. Ele anunciou que o cônsul-geral vai estar em Santa Catarina, em fevereiro, e um encontro com as empresas que mantêm relacionamento comercial com a Alemanha serão convidadas a participar.

 

Para falar da reativação do centro do Hemosc em Canoinhas, o presidente da Associação Empresarial, Reinaldo de Lima Junior, defendeu a importância, pois hoje os doadores precisam se deslocar para grandes centros. Para falar da demanda, participou da reunião a deputada Paulinha, que informou que o pedido já foi protocolado e dado o aceite pelo secretário de saúde do estado. "É uma decisão tomada e está em curso. Mas não temos previsão de data”, informou.

 

Pauta também da reunião, o Del foi abordado pelo diretor da Facisc, Rogério Maldaner, que destacou que o programa é um legado feito pela comunidade. A Facisc trabalha o Del nas áreas turismo, sustentável e rural. O Programa DEL tem o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida.

 

Empreender – Para falar dos núcleos empresariais do Planalto Norte, o consultor regional Adriano Hüebner apresentou os dados da região. Atualmente são 43 núcleos, 774 nucleados em seis Associações Empresariais. Dos quais, 37,2% são setoriais, 37,2% temático e 25,6% multissetorial. Segundo Adriano, os mais representativos são Mulheres Empresárias e Jovens Empreendedores.

 

Soluções Empresariais – o consultor comercial da Facisc, Léo Carlos Wordell, destacou o crescimento das soluções empresariais, que foi de 7% em 2021. Além dos dados financeiros, ele falou das novidades do Útil, entre elas, o cartão digital, pagamento via QR Code e novo aplicativo.  Além de anunciar a nova solução, Consulta Veicular. 

 

Confira os mais recentes