Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Projeto Cidade Empreendedora será lançado em São Bento do Sul no dia 29

Acontece no dia 29, a partir das 19 horas, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, o lançamento do projeto Cidade Empreendedora, do qual São Bento do Sul faz parte. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae SC reúne 34 soluções que serão implementadas na cidade ao longo de dois anos.

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, o programa tem ações que envolvem as mais diversas secretarias municipais, visando criar um ambiente favorável aos empreendedores locais. ''Podemos citar a Sala do Empreendedor, cujo projeto prevê a desburocratização do processo de abertura de empresas, orientação e articulação no encaminhamento dos projetos, sendo a porta de entrada no atendimento ao empreendedor”, comenta.

Entre os benefícios oferecidos pela instituição às prefeituras está o melhoramento do ambiente de negócios e a promoção de políticas públicas para os pequenos negócios; o desenvolvimento econômico local e a potencialização e institucionalização da Lei Geral; a promoção de um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral; a criação de políticas estruturantes de desenvolvimento; a disseminação de políticas nacionais em âmbito local e o estímulo do protagonismo local.

Um dos destaques do Programa é o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que vai preparar as crianças de hoje para possuírem, no futuro próximo, uma visão empreendedora, não só dos negócios, mas da vida. As atividades serão realizadas com alunos do primeiro ao nono ano, cada um com uma temática específica. Eles terão também noções de cidadania e ética, que são aspectos muito importantes que têm de ser levado para o futuro. No final de cada ano letivo, ocorrerá a Feira do Empreendedorismo na Escola nas escolas municipais.

Outra vantagem que está prevista no programa é a desburocratização. Esta ação servirá para agilizar os processos municipais para assim atender melhor o empreendedor. Em São Bento do Sul, vinte e dois consultores trabalharão durante a duração do contrato para a implantação do Cidade Empreendedora, onde será desenvolvido um planejamento estratégico para o município, integrando plano de desenvolvimento econômico com o envolvimento de todos os agentes de desenvolvimento local, como associações, instituições, universidades e Fetep.

Confira os mais recentes