Alunos do Geração Empreendedora apresentam suas empresas
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Lideranças da região Norte e Nordeste do Estado debateram nesta quarta-feira (27), a situação da BR-280 e os impactos econômicos em função da falta de mais investimentos na duplicação da rodovia. O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, esteve presente no seminário em Jaraguá do Sul.
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Jaraguá do Sul, 27.10.2021 – A definição de um planejamento integrado para o sistema de logística no estado foi apontada como uma medida urgente para que a região e o estado se tornem mais competitivos. Conforme o presidente da FIESC, Mario Cezar Aguiar, essa demanda está sendo apresentada aos governos estadual e federal, como forma de incluir Santa Catarina no plano nacional de logística e com isso sensibilizar para a aceleração das obras de melhorias nas rodovias.
Para mobilizar a sociedade, a campanha BRs: SC Não Pode Parar, da FIESC e do Grupo ND, lançará em novembro um abaixo-assinado digital que vai colher assinaturas em favor da aplicação de mais recursos para investimentos na malha rodoviária. O presidente da FIESC lembrou durante o seminário, realizado na sede da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, que um dos principais gargalos na região está localizado no acesso ao Porto de São Francisco do Sul, mas reiterou a importância de investimento em todo o complexo viário utilizado para a entrada de matérias-primas e produtos manufaturados.
Ele disse ainda que a BR-280 tem um papel fundamental para a economia porque está situada em uma região economicamente forte e a rodovia precisa ter a sua duplicação concluída o mais cedo possível.
O seminário mostrou a importância da região no entorno da BR-280 ao longo dos 316 quilômetros entre o porto e a cidade de Porto União, no Planalto Norte. Com uma população de 1,6 milhão de pessoas, no ano passado, somente nos municípios do trecho atualmente em obras, foram gerados cerca de R$ 19 bilhões em impostos federais e mais de R$ 5,5 bilhões em ICMS, representando um PIB (Produto Interno Bruto) superior a R$ 74 bilhões.
Participaram do seminário prefeitos e lideranças políticas, representantes do setor produtivo e de entidades organizadas, como forma de mobilizar a região para que o estado seja atendido nas suas reivindicações. O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, lamentou a falta de um olhar mais atento do governo: "Não temos a devolução em investimentos que merecemos considerando a arrecadação de tributos, para que essa região possa continuar crescendo, se desenvolvendo e gerando empregos”, afirmou Bayer.
O presidente da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, disse que a escassez de recursos para que a obra siga em ritmo mais acelerado inibe o desenvolvimento da região. A falta de retorno em infraestrutura representa, avalia, uma freada no crescimento da região, com a perda de negócios, capacidade limitada de escoar a produção, dificuldade para o morador se deslocar, aumentando os custos para toda a sociedade e trazendo riscos para a geração de oportunidades. “Com isso, corremos um sério risco de empresas migrarem e de ter uma perda de empregos, o que traz um impacto muito forte”. O empresário ressaltou a importância de pensar o sistema logístico do estado de forma integrada, mas buscando dar dinâmica aos projetos em andamento, como é o caso do trecho da BR-280 onde os serviços já estão mais adiantados. "Essa preocupação deve ser levada ao governo federal de que é mais viável acelerar etapas do que fazer a obra a conta gotas'.
O prefeito Antídio Lunelli também reiterou a importância de investimentos na infraestrutura que possam fortalecer a diversidade econômica da região. Lunelli destacou a iniciativa lançada em julho para discutir a situação das BRs 101, 163, 280, 282 e 470 e buscar soluções para melhorar a capacidade viária, a eficiência e a segurança das rodovias federais e suas ligações com a malha estadual.
*Com informações da Texto Livre Comunicação
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