Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Tuper completa 50 anos

Com 1.800 funcionários e faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2020, a Tuper está completando meio século. Para tornar o ano do cinquentenário ainda mais memorável, a programação prevê uma série de celebrações, incluindo a remodelação da marca e o lançamento de um livro contando essa história fascinante.

 

A fundação da empresa foi uma iniciativa arrojada de um grupo de empreendedores que desejavam criar uma alternativa econômica para a cidade, até então muito dependente da indústria de móveis. O nicho inicial foi a produção de escapamentos automotivos para o mercado de reposição.

 

Alguns anos depois, a empresa iniciou a produção própria de tubos, parte essencial da fabricação dos escapamentos. Hoje, consolidada como uma das maiores processadoras de aço do Brasil, a Tuper produz um amplo portfólio além dos escapamentos automotivos.

 

Esse portfólio inclui tubos de aço carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução; tubos API; eletrodutos galvanizados; estacas tubulares para fundações com conexão rápida; perfis estruturais metálicos; peças e componentes automotivos; sistemas de exaustão para veículos originais; sistemas de coberturas metálicas; lajes nervuradas; escoras metálicas; andaimes; chapas de aço e slitters.

 

Padrão de excelência

           

O crescimento da empresa ocorreu, ano após ano, com base em inovação, tecnologia, equipe qualificada e diversificação. Maior fabricante de tubos da América Latina, a Tuper possui três plantas industriais, com área fabril total de 120 mil m2 e capacidade produtiva de 826 mil toneladas de aço por ano. São 21 Centros de Distribuição em 17 estados.

 

Em 2020, a Tuper apareceu como a 35ª maior empresa de Santa Catarina e 148ª da Região Sul do Brasil, de acordo com o ranking produzido pela revista Amanhã em parceria com a consultoria PwC. O ranking ordena as empresas por Valor Ponderado de Grandeza (VPG), indicador que leva em conta a combinação de patrimônio, receita líquida e resultado do exercício.

 

O desenvolvimento constante levou a Tuper a conquistar um altíssimo padrão de excelência em todos os mercados em que que atua: Indústria, Construção Civil, Automotivo, Escapamentos Aftermarket, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Óleo e Gás, entre outros.

 

Trajetória digna

 

Ao completar meio século, a empresa segue firme na trajetória de evolução das linhas de produtos, que acompanham as tendências e atendem às mais exigentes normas nacionais e internacionais. Os investimentos constantes na formação e no aprimoramento profissional de suas equipes têm sido fundamentais para isso.

 

O CEO Frank Bollmann, 71 anos, está na empresa desde os primeiros tempos – ele chegou aos 22, recém-formado em engenharia mecânica. Logo ingressou na sociedade, tornando-se sócio majoritário com o passar dos anos. Em 2016 a ArcellorMittal adquiriu 40% do capital social da Tuper, dando início a uma associação estratégica que trouxe vantagens para ambas as organizações.

 

“É uma grande felicidade celebrar esta data tão importante com o espírito leve de quem olha para trás e vê uma trajetória digna e repleta de conquistas. Ao mesmo tempo, o horizonte à frente é amplo e cheio de possibilidades”, registrou o líder da Tuper numa carta endereçada a cada funcionário da empresa para celebrar a data. “Temos a responsabilidade de continuar escrevendo novos capítulos dessa história tão bonita de respeito mútuo, perseverança e dedicação ao trabalho”, concluiu Frank Bollmann.

Confira os mais recentes