Pesquisar
Close this search box.

Notícias e artigos

Turismo Sustentável é discutido em seminário participativo

O 1º seminário participativo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) foi realizada na terça-feira, 22, no Serra Alta Hotel, com o objetivo principal de coletar informações para o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, preservação ambiental através da participação comunitária. O Plano é uma realização da prefeitura de São Bento do Sul por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) e com o Sebrae/SC.

O encontro ministrado pelo consultor do Sebrae, Carlos Capellini, abordou os temas que consistem na apresentação da metodologia de trabalho, diagnóstico de turismo, análise SWOT – sigla em inglês que aponta Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Cerca de 53 representantes das mais variadas entidades participaram do evento que durou o dia todo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, esta união entre o poder público e privado é fundamental para o sucesso do processo. ''O desenvolvimento deste trabalho necessita do comprometimento de cada entidade ligada ao turismo. Demos aqui mais um passo para que este plano seja concretizado a fim de organizar e promover a nossa cidade e região como um novo polo turístico'', afirma. A Diretoria de Turismo, através da coordenação da Luiza Silva, está articulando ações importantes e estratégicas, visando o desenvolvimento econômico integrado.

Com base nas informações colhidas neste seminário, poderá ser definido qual a missão do desenvolvimento turístico regional. Será possível visualizar onde a nossa cidade estará daqui há 10 anos. Carlos Capellini acredita que todas as estratégias serão definidas em conjunto com os demais municípios da região. ''Uma das ideias deste plano é criar produtos turísticos integrados, para que o turista que visite São Bento do Sul tenha uma experiência turística fora do comum. Para isso, precisamos qualificar o que já existe, aumentar a demanda turística e com isso conseguir benefícios socioeconômicos decorrentes desta atividade'', comenta.

A previsão é que este ano o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) seja finalizado. O próximo seminário está marcado para o dia 17 de outubro.

Confira os mais recentes